Estas foram recheadas com queijo vegan, feito de forma simples e somente com cajus e a algumas ervas aromáticas. Fizeram as delicias da minha família no jantar da consoada e é para repetir já nas comemorações do final de ano.
Podem optar por outro tipo de queijo, e, para meu gosto, são os queijos de cabra que melhor lhe ficam. Também já fiz com queijo feta e posso dizer que é outra combinação dos deuses.
O melhor de tudo é mesmo a facilidade com que se fazem, especialmente se compararmos com o impacto que têm nas mesas de festa. Desaparecem num abrir e fechar de olhos.
Não posso deixar de vos contar a razão da minha escolha no que diz respeito ao queijo de caju. O meu filho mais velho, o J. Pedro, não gosta de queijo cru, ou seja, só gosta de queijo derretido. No entanto adora cajus. Como não queria que ninguém deixasse de comer esta entrada, até porque foi a filhota mais nova que a executou, optei por este formato de queijo cremoso. Mais uma vez, foi um sucesso aqui em casa e vão ver que também vai ser aí.
Vão precisar de:
- 20 tâmaras de preferência medjool
- 1 caneca (250ml no copo medidor ou 150g) de cajus crus sem sal
- sumo de meio limão
- 1 pitada de ervas aromáticas secas a gosto (usei salsa, manjericão e orégãos)
- 1 pitada de sal
- 20 metades de noz
- queijo de cabra curado
- queijo feta
- mascarpone
- queijo de ovelha Serra da Estrela
- Pus os cajus a demolhar de véspera em água abundante.
- Escorri-os bem da água e coloquei num copo alto com o sumo de limão e as ervas aromáticas. Triturei até estar em pasta. (Podem fazer num qualquer processador de alimentos)
- Abri as tâmaras e retirei o caroço. Recheei as tâmaras com a pasta de caju e coloquei meia noz em cima.
- Servi desta forma simples, fica ótimo com um fio de agave ou mel para opção não vegan.
Bom apetite!
0 Comentários