Bulgur de polvo malandrinho



Sabe o que é "bulgur"?
O bulgur é um cereal integral, muito rico a nível nutricional, e feito a partir de qualquer variedade de trigo completo, sendo o grão de trigo duro o mais comum.
Conhecido por triguilho ou trigo bulgur, é preparado a partir dos grãos de trigo. O grão de trigo é triturado e parcialmente pré-cozido, seco e partido.
É muito utilizado nas cozinhas de Medio Oriente e do Mediterrâneo e serve como alternativa ao arroz, à massa e até ao cuscuz.

Este cereal tem cerca de 370 calorias por cada 100g. Os nutrientes que mais se destacam
são a fibra (18g ) e a proteína (12g) por 100g de produto, tem baixo teor de gordura e uma enorme riqueza em minerais como o ferro, magnésio e fosforo, ótimo para quem tem pressão arterial alta.


Sendo um grão integral, é um ingrediente alimentar apto para a alimentação vegetariana e vegan.
Pode ser utilizado como acompanhamento ao almoço ou ao jantar ou como parte de uma salada
É realmente um excelente acompanhamento das refeições, no entanto, não é adequado a doentes celíacos ou pessoas que sigam dietas livres de glúten.


Esta é a primeira receita no blogue com bulgur e também é a minha primeira experiencia enquanto substituto do arroz em formato malandrinho. Tenho de vos ser sincera, foi um desafio que até estar no prato desconfiei se teria conseguido fazer em condições.
Consegui, foi um verdadeiro sucesso e estou por isso hoje a contar tudo.

Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1,2 a 1,5 kg de polvo fresco
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • 1 colher de sobremesa de massa de pimento (uso da Flor das Hortas) ou 1 pimento vermelho cortado em pequenos pedaços
  • sal
  • salsa ou coentros q.b.
  • 1 chávena de bulgur 

Confeção:
  1. Cozi o polvo em água fervente por cerca de 30 minutos (não adicionar sal á agua para que fique tenro). Retirei o polvo da água da cozedura, reservei essa mesma água e parti o polvo em pequenos pedaços.
  2. Num tacho largo pus a cebola e o alho a refogar no azeite. Quando a cebola ficou translucida juntei o tomate e a massa de pimentão. Deixei cozinhar em lume medio alguns minutos e adicionei o polvo. Temperei com sal e salsa picada. Deixei ferver mais 5 minutos para o polvo tomar o gosto.
  3. Pus a água de cozer o polvo novamente ao lume para ferver.
  4. Acrescentei o bulgur ao refogado de polvo e uma chávena da água fervente de cozer o polvo (ver nota*), desliguei o lume e deixei que o bulgur "cozinhasse" no liquido (ele cozinha apenas por absorção da água quente e demora cerca de 15 minutos). Antes de servir retifiquei a quantidade de liquido acrescentando mais água de cozer polvo.
  5. Nota*: Para cozer o bulgur usamos a mesma proporção do arroz, ou seja, 2 de água para 1 de bulgur. Como o meu refogado de polvo tinha algum liquido, e para evitar que o bulgur "empapasse", acrescentei apenas 1 chávena de liquido e retifiquei posteriormente esta quantidade.
  6. Servi de imediato polvilhado com salsa.


Bom apetite!





0 Comentários