Sabe o que é "bulgur"?
O bulgur é um cereal integral, muito rico a nível nutricional, e feito a partir de qualquer variedade de trigo completo, sendo o grão de trigo duro o mais comum.
Conhecido por triguilho ou trigo bulgur, é preparado a partir dos grãos de trigo. O grão de trigo é triturado e parcialmente pré-cozido, seco e partido.
É muito utilizado nas cozinhas de Medio Oriente e do Mediterrâneo e serve como alternativa ao arroz, à massa e até ao cuscuz.
Este cereal tem cerca de 370 calorias por cada 100g. Os nutrientes que mais se destacam
são a fibra (18g ) e a proteína (12g) por 100g de produto, tem baixo teor de gordura e uma enorme riqueza em minerais como o ferro, magnésio e fosforo, ótimo para quem tem pressão arterial alta.
Sendo um grão integral, é um ingrediente alimentar apto para a alimentação vegetariana e vegan.
Pode ser utilizado como acompanhamento ao almoço ou ao jantar ou como parte de uma salada
É realmente um excelente acompanhamento das refeições, no entanto, não é adequado a doentes celíacos ou pessoas que sigam dietas livres de glúten.
Consegui, foi um verdadeiro sucesso e estou por isso hoje a contar tudo.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1,2 a 1,5 kg de polvo fresco
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata de tomate em pedaços
- 1 colher de sobremesa de massa de pimento (uso da Flor das Hortas) ou 1 pimento vermelho cortado em pequenos pedaços
- sal
- salsa ou coentros q.b.
- 1 chávena de bulgur
Confeção:
- Cozi o polvo em água fervente por cerca de 30 minutos (não adicionar sal á agua para que fique tenro). Retirei o polvo da água da cozedura, reservei essa mesma água e parti o polvo em pequenos pedaços.
- Num tacho largo pus a cebola e o alho a refogar no azeite. Quando a cebola ficou translucida juntei o tomate e a massa de pimentão. Deixei cozinhar em lume medio alguns minutos e adicionei o polvo. Temperei com sal e salsa picada. Deixei ferver mais 5 minutos para o polvo tomar o gosto.
- Pus a água de cozer o polvo novamente ao lume para ferver.
- Acrescentei o bulgur ao refogado de polvo e uma chávena da água fervente de cozer o polvo (ver nota*), desliguei o lume e deixei que o bulgur "cozinhasse" no liquido (ele cozinha apenas por absorção da água quente e demora cerca de 15 minutos). Antes de servir retifiquei a quantidade de liquido acrescentando mais água de cozer polvo.
- Nota*: Para cozer o bulgur usamos a mesma proporção do arroz, ou seja, 2 de água para 1 de bulgur. Como o meu refogado de polvo tinha algum liquido, e para evitar que o bulgur "empapasse", acrescentei apenas 1 chávena de liquido e retifiquei posteriormente esta quantidade.
- Servi de imediato polvilhado com salsa.
Bom apetite!
0 Comentários