Leite de creme (saudável; fit; sem amido nem nenhum tipo de farinha; com os ovos inteiros)



Muitos de nós, eu incluída, já fizemos muitas versões de leite de creme, sempre numa tentativa de o fazer mais saudável mantendo o sabor e textura. Há quem pense que basta tirar-lhe o açucar já que o amido de milho ou polvilho doce fazem parte dos ingredientes que não são proibidos na dieta saudável.
Mas não é bem assim. Os ovos são um alimento saudável, sim, sem qualquer duvida, mas só o são consumidos inteiros, com a clara do ovo. Só a gema não é bom para nós. Não é que seja grave e muitas das receitas portuguesas levam apenas as gemas, facto inevitável em muitas delas, mas se conseguirmos que isso não aconteça tanto melhor.


Foi isso que tentei fazer nesta receita, usar os ovos inteiros, retirar o amido de milho e o açúcar. Nada difícil, faz-se em banho maria e já não há o problema da coagulação da clara antes da gema. No entanto fica a faltar sabor e cor. É que as claras mais o leite não vão "compensar" as gemas, logo, vamos obter um creme "deslavado" de sabor e pálido.


Foi por isso que o fiz com leite evaporado. O leite evaporado distingue-se do leite condensado por não possuir açucar, mas em ambos cerca de 60% da água é tirada por evaporação. Ao misturar água ao leite evaporado vamos obter leite normal, mas numa receita como esta o sabor e a cor é bem diferente.
No que diz respeito á execução da receita, nada tem de especial, apenas temos de ter cuidado quando o creme está ao lume em banho maria. Cuidado e paciência, já que um pouco de calor a mais e pode ser a morte do artista.
Esta foi uma receita que desenvolvi para os meus workshops e foi um verdadeiro sucesso. Ninguém queria imaginar que fosse feito como foi tal era o sabor a leite de creme tradicional.




Vão precisar de:
(serve 4 a 6 taças)
  • 200ml de leite evaporado (1/2 lata)
  • 200ml de água
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (sugiro açucar mascavado com stevia da Sidul  e usarão apenas metade da quantidade, ou mistura de qualquer ingrediente adoçante com stevia ou xilitol)
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de estrato de baunilha ou um pau de canela ou casca de limão
Confeção:
  1. Bati todos os ingredientes numa tigela. Mudei para um tacho passando por um passador para retirar bolhas de ar e algum resíduo de ovo.
  2. Levei ao lume em banho maria, lume brando após a água levantar fervura. Inicialmente mexi ocasionalmente, logo que a consistência mudou para mais denso mexi sempre. Demora cerca de 10 a 15 minutos a ficar cremoso.*
  3. Passei para tigelinhas e decorei com canela.
*Se eventualmente houver alguns grumos basta passar a varinha mágica, no entanto, provem porque pode parecer grumos e não ser.





Tão bom!

1 Comentários

  1. Já fui a Aveiro várias vezes, mesmo sendo brasileira.Adoro Portugal e tenho cidadania. Quando posso vou a Portugal passear! . Adorei sua receita!

    ResponderEliminar