Bolo Rainha saudável ("fit"; sem açúcar)





Bolo Rainha...para o que me havia de dar. Eu até nem gosto de Bolo Rei, como Bolo Rainha se não tiver mais nada para comer e, vejam lá vocês aí desse lado que, em 3 dias, fiz 3 bolos destes.
Pois, eu não sou pasteleira, não vendo bolos, logo, sobrou bolo aqui em casa. Ou não! O que é certo é que não sobrou! Dei um dos bolos, isso é uma verdade, mas outros dois acabaram por se comer e até bem depressa.



Vamos lá então aos pormenores da receita. Eu fiquei um bocadinho incomodada ao ver publicações nas redes sociais de "supostos" bolos rainha que não passavam de um bolo de frutos secos com um buraco ao meio. Disse para os meus botões "ainda dizem cá em casa que eu assassino receitas".

Determinadas receitas têm determinadas características que não devem nem podem ser alteradas. Um bolo rei ou rainha é um bolo fermentado, que tem uma massa própria e característica dele. Um bolo rei ou rainha não é um simples bolo de frutos secos, isso é um bolo de natal.

Se ao ver aquilo me senti incomodada, mais depressa me deu vontade de ir fazer um. É que até nem é nada do outro mundo fazer um bolo destes.




Eu nunca tinha feito, conhecia o processo de fabrico por ver fazer na televisão e também me lembro de ver o meu tio António fazer em casa.

Primeira coisa a fazer: ver receitas tradicionais. Quantas mais melhor. De seguida vieram as contas, muitas contas. Era preciso trocar farinha, ingrediente adoçante não trás grande interferência neste tipo de bolos, retirar alguma gordura e verificar se nenhuma das minhas escolhas iria interferir com o processo de fermentação. Feito o estudo, mãos à obra.



Nem precisou de ajustes! A massa ficou perfeita, levedou super bem, cresceu normalmente.



Fotos Bolo Rainha feito com o mix sem glúten👇



Vão precisar de:
  • 2 e 1/2 canecas (620ml no copo medidor) de farinha de espelta 
  • 7 g (2 e 1/2 colheres de chá de 5ml de capacidade) de fermento padeiro seco 
  • 50ml de leite morno ou bebida vegetal (38 a 40ºC)
  • 4 a 5* colheres de sopa do ingrediente adoçante que preferiram (açúcar mascavado, de coco, mel, agave, xaropes/ geleias adoçantes, stevia,...)
  • 2 ovos + 1 gema para pincelar no fim
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego natural (ou azeite)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • raspa de 1 laranja
  • 150ml de chá de cidreira (ou outro que prefiram)
  • 200g de mistura de frutos secos que prefiram 
  • amêndoa laminada, amêndoa com pele, noz e coco ralado para a decoração

* Dependente do vosso gosto pessoal e de usarem mais ou menos frutas secas não oleaginosas (passas, sultanas, figos,...), portanto doces.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Coloquei os frutos secos (usei um mix já preparado) numa tijela com o chá para hidratarem. Reservei.
  2. Dilui o fermento seco no leite quente, mexendo cuidadosamente até se dissolver. Deixei "ativar" reservando 10 minutos. Vai aparecer uma espécie de espuma que é normal, é sinal que está "ativo".
  3. Coloquei todos os ingredientes, à exceção dos frutos secos, no processador de alimentos. Triturei até estar uma massa peganhenta e homogénea.  Podem fazer numa tigela e amassar com as mãos ou usar a batedeira, primeiro os batedores usuais e, quando começar a "enrolar" trocar para os batedores em hélice.
  4. Passei a massa para uma tigela polvilhada com farinha e amassei com a mãos até formar uma bola.
  5. Juntei os frutos secos bem escorridos e "trabalhei" a massa com as minhas mãos até estes estarem incorporados, polvilhando com farinha se necessário. Fiz novamente uma bola.
  6. Passei a massa para outra tigela também polvilhada com farinha, tapei com um pano e deixei levedar em local quente e sem circulação de ar por cerca de 3 horas (mínimo 2,5 horas).
  7. Quando já estava com cerca do dobro do tamanho passei para a bancada da cozinha e, com a minhas mãos em movimento de vai vem, fiz um rolo com a massa. Formei uma argola com esse rolo.
  8. Passei para um tabuleiro forrado a papel vegetal, pincelei com gema de ovo batida + 1 colher de chá de leite (opcional), decorei com amêndoa laminada, noz, amêndoas e coco ralado e deixei descansar mais 10 minutos, novamente em local aquecido e sem circulação de ar.
  9. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  10. Passados os 10 minutos e com o forno já quente, levei o bolo a assar por 20 minutos (ou até estar dourado).
 





Boas festas!!

1 Comentários

  1. Bom dia Sandra, o seu bolo rainha parece me bem apetitoso. Acabei de comer um comprado numa padaria mas achei o muito doce para o meu paladar, daí ir a procura de receitas mais saudáveis. Não tenho farinha de espelta. Nem sei o que é. Dá para usar outro tipo de farinha?

    ResponderEliminar