Pois, eu não sou pasteleira, não vendo bolos, logo, sobrou bolo aqui em casa. Ou não! O que é certo é que não sobrou! Dei um dos bolos, isso é uma verdade, mas outros dois acabaram por se comer e até bem depressa.
Determinadas receitas têm determinadas características que não devem nem podem ser alteradas. Um bolo rei ou rainha é um bolo fermentado, que tem uma massa própria e característica dele. Um bolo rei ou rainha não é um simples bolo de frutos secos, isso é um bolo de natal.
Se ao ver aquilo me senti incomodada, mais depressa me deu vontade de ir fazer um. É que até nem é nada do outro mundo fazer um bolo destes.
Primeira coisa a fazer: ver receitas tradicionais. Quantas mais melhor. De seguida vieram as contas, muitas contas. Era preciso trocar farinha, ingrediente adoçante não trás grande interferência neste tipo de bolos, retirar alguma gordura e verificar se nenhuma das minhas escolhas iria interferir com o processo de fermentação. Feito o estudo, mãos à obra.
Fotos Bolo Rainha feito com o mix sem glúten👇
- 2 e 1/2 canecas (620ml no copo medidor) de farinha de espelta
- 7 g (2 e 1/2 colheres de chá de 5ml de capacidade) de fermento padeiro seco
- 50ml de leite morno ou bebida vegetal (38 a 40ºC)
- 4 a 5* colheres de sopa do ingrediente adoçante que preferiram (açúcar mascavado, de coco, mel, agave, xaropes/ geleias adoçantes, stevia,...)
- 2 ovos + 1 gema para pincelar no fim
- 2 colheres de sopa de iogurte grego natural (ou azeite)
- 1 colher de sopa de azeite
- raspa de 1 laranja
- 150ml de chá de cidreira (ou outro que prefiram)
- 200g de mistura de frutos secos que prefiram
- amêndoa laminada, amêndoa com pele, noz e coco ralado para a decoração
* Dependente do vosso gosto pessoal e de usarem mais ou menos frutas secas não oleaginosas (passas, sultanas, figos,...), portanto doces.
Confeção:
(fotos no fim)
- Coloquei os frutos secos (usei um mix já preparado) numa tijela com o chá para hidratarem. Reservei.
- Dilui o fermento seco no leite quente, mexendo cuidadosamente até se dissolver. Deixei "ativar" reservando 10 minutos. Vai aparecer uma espécie de espuma que é normal, é sinal que está "ativo".
- Coloquei todos os ingredientes, à exceção dos frutos secos, no processador de alimentos. Triturei até estar uma massa peganhenta e homogénea. Podem fazer numa tigela e amassar com as mãos ou usar a batedeira, primeiro os batedores usuais e, quando começar a "enrolar" trocar para os batedores em hélice.
- Passei a massa para uma tigela polvilhada com farinha e amassei com a mãos até formar uma bola.
- Juntei os frutos secos bem escorridos e "trabalhei" a massa com as minhas mãos até estes estarem incorporados, polvilhando com farinha se necessário. Fiz novamente uma bola.
- Passei a massa para outra tigela também polvilhada com farinha, tapei com um pano e deixei levedar em local quente e sem circulação de ar por cerca de 3 horas (mínimo 2,5 horas).
- Quando já estava com cerca do dobro do tamanho passei para a bancada da cozinha e, com a minhas mãos em movimento de vai vem, fiz um rolo com a massa. Formei uma argola com esse rolo.
- Passei para um tabuleiro forrado a papel vegetal, pincelei com gema de ovo batida + 1 colher de chá de leite (opcional), decorei com amêndoa laminada, noz, amêndoas e coco ralado e deixei descansar mais 10 minutos, novamente em local aquecido e sem circulação de ar.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Passados os 10 minutos e com o forno já quente, levei o bolo a assar por 20 minutos (ou até estar dourado).
Boas festas!!
1 Comentários
Bom dia Sandra, o seu bolo rainha parece me bem apetitoso. Acabei de comer um comprado numa padaria mas achei o muito doce para o meu paladar, daí ir a procura de receitas mais saudáveis. Não tenho farinha de espelta. Nem sei o que é. Dá para usar outro tipo de farinha?
ResponderEliminar