Tanto sabor com apenas legumes não é fácil de encontrar! Esta refeição é de facto divinal e tudo é tão simples!
Comprei um abacaxi enorme em promoção na frutaria da vila onde vivo. Ainda estava sobre o verde, era assim que o queria, não era para abrir nesses dia, mas sim num dos dias em que esteve cá a equipa do PSEM. Acontece que os meus jovens convidados estavam com mais vontade de comer as minhas sobremesas doces do que a fruta e o abacaxi lá acabou por ir ficando. Chegou a segunda feira e estava ficar passado. Resolvi então fazer com ele uma refeição, vegan como sempre ás segundas feiras.
Não é que ficou esta delicia?!
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho ou 1 colher de chá de massa de alho (uso da Incopil)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 lata de tomate em pedaços
- 1/2 pimento vermelho cortado em cubos
- 1 cenoura grande cortada em rodelas ou meias luas
- 2 batata doce (polpa laranja ou amarela) (cerca de 350g)
- 200g de ervilhas congeladas
- 1 colher de chá de cominhos secos
- 1/2 colher de chá de gengibre (usei seco)
- 1 colher de sobremesa de pasta de caril (uso da Incopil) (opcional; podem não usar nada ou trocar por caril em pó ou açafrão)
- sal
- salsa picada na decoração
- 1/2 abacaxi cortado em cubos (cerca de 600g)
- 150ml de leite de coco (opcional; podem trocar por natas, leite evaporado, queijo creme, ou não colocar nada)
- Num tacho pus a refogar a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola ficou translucida acrescentei o pimento, o tomate, a pasta de caril, os condimentos e tempero. Misturei bem e deixei cozinhar alguns minutos, tempo de partir em pedaços a cenoura e as batatas.
- Juntei ao refogado a cenoura e as batatas partidas em cubos, reguei com 1 chávena de água e deixei ferver durante cerca de 10 minutos, até os legumes estarem tenros (não oferecerem resistência ao espetar um garfo).
- Adicionei o leite de coco, as ervilhas, deixei cozinhar mais 2 minutos e acrescentei o abacaxi. Misturei tudo e servi polvilhado com salsa picada.
0 Comentários