Biscoitos (cookies) de chocolate (saudável; sem açúcar; sem glúten; sem lactose; vegan; fonte de fibra)




A menos de um mês do natal, hora de começar a pensar nas nossas crianças que estão quase a ficar de férias. Por aqui já não há crianças, muito menos brincadeira de férias, há sim jovens, um deles já bem adulto que até nem tem férias de natal. Desde que o meu filho mais velho foi para a faculdade que os dias chegados ao natal são de estudo para a época de frequências. A irmã respeita o momento de trabalho do mais velho e fica-se por ler um livro e ver uns filmes no computador de forma a não distrair o irmão mais velho.

Eu faço por faze-los sentir a época natalícia, não só pelas decorações de natal, mas também pelo que lhes servo para comer. Os pratos de bacalhau chegam com mais frequência á mesa, os bilharacos de abobora também se vão fazendo, e, claro, bolachas, bolachas de canela, bolachas de gengibre e bolachas de chocolate estão em cima da mesa para se servirem quando lhes vem o "ratinho" a meio da tarde.
Estas foram feitas especialmente a pensar nisso mesmo. Carregadas de bons ingredientes, são uma bomba de fibras que lhes afasta a fome para bem longe! Contam com o super alimento tâmaras, já conhecido por todos, a banana e as farinhas também foram escolhidas cuidadosamente, são elas a aveia, fonte de proteína e fibra, e a farinha de coco, riquíssima em fibras solúveis que tanto ajuda no funcionamento do sistema intestinal.
Claro que são facílimas de fazer, o sabor é incrível e faz lembrar um pequeno bolinho de chocolate que até chega a ser suculento por dentro se não as cozermos demais.


Vão precisar de:
  • 200g de tâmaras secas
  • 1 banana
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó
  • 6 colheres de sopa de farinha de aveia (ou flocos de aveia sem gluten triturados em farinha)
  • 6 colheres de sopa de farinha de coco (ou mais flocos de aveia triturados na quantidade aproximada de 10 colheres de sopa)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
Confeção:
  1. Descarocei as tâmaras e coloquei a hidratar em 200ml de água quente por 10 minutos. Acrescentei a banana e triturei tudo junto até ter um creme macio.
  2. Verti o creme de tâmaras e banana para uma tigela e acrescentei os restantes ingredientes, pela ordem mencionada acima e misturando bem a cada adição.
  3. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  4. Com a ajuda de 2 colheres de sopa, fiz bolas de massa (tal como se estivesse a fazer pasteis de bacalhau). Coloquei no papel vegetal.
  5. Com as pontas dos meus dedos molhadas, moldei-as em cookies (achatei ligeiramente).
  6. Levei ao forno 18 a 20 minutos (as minhas estavam grandinhas e estiveram 20 minutos). Deixei arrefecer e polvilhei com farinha de coco.
Nota: Quando saem do forno estão ligeiramente moles. Ao arrefecer vão enrijecer.
 

 



Tão simples, tão bom!

5 Comentários

  1. Olá ! Podemos usar tâmaras normais ? Obrigada ��

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Nunca experimentei. Não sei se vai correr bem. Porque não tenta outra fruta seca, figos por exemplo?

      Eliminar
  3. Ola Sandra, não é necessário descartar a água que as tâmaras estão hidratando antes de adicionar a banana, correto?

    ResponderEliminar