O recheio escolhi o queijo cremoso de cabra Saloio, se bem que acho que o ovelha Santiago vai ficar lindamente, desta vez foi esta a opção. O sabor é incrível, é como se usássemos pedaços de queijo na mistura e levássemos a derreter com a vantagem de já estar derretido e focar a mistura muito mais uniforme numa combinação perfeita com os restantes ingredientes.
Esta qualidade coze muito rápido; se usarem outra podem fazer exatamente a mesma preparação, apenas terão de ir espetando a abobora de quando em quando para verem quando está no ponto certo. O ponto certo é outra questão a ter em conta. É sempre preferível ficar menos cozida do que demasiado. se ficar mal cozinhada podemos sempre compensar dando mais tempo de forno na hora de ir gratinar. Se ficar demasiado cozida já não há nada a fazer, corremos o risco de abrir e ficar tudo estragado.
Vantagem da utilização desta abobora é mesmo o aproveitamento. Seja cozida seja assada a casca fica mole e come-se. No máximo, e para os mais esquisitos, fica uma pequena pele como se fosse maça assada.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas para entrada)
- 2 abóboras pequenas hokaido
- 3 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% ma. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural
- 1 caixa de 125g de queijo cremoso de cabra Saloio ou ovelha Santiago
- 60g de queijo ralado (usei mozarela) + 1 mão cheia para gratinar
- 1/4 de pimento vermelho
- sal e orégãos secos
- 1/4 de pimento verde
- 150g de cogumelos
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de azeite
Confeção:
- Comecei por abrir uma "tampa" ás abóboras. Coloquei a faca inclinada para que a tampa volte a servir na abobora depois de limpa. Com a ajuda duma colher de sobremesa retirei as sementes das abóboras.
A abóbora pode ser cozida ou assada. Fiz uma de cada forma. Preparação:
- Para preparar a abóbora cozida, coloquei um tacho largo ao lume com água temperada com sal (podem colocar na água da cozedura umas folhas de louro, uns dentes de alho, vai ajudar a dar outro sabor à abobora). Quando começou a ferver inseri a abobora deixando entrar água dentro. Tapei com a tampa da abobora, depois tapei o tacho e deixei cozer 5 minutos. Para verem se está pronta devem espetar um grafo. Se não oferecer resistência está pronta (ainda vai ao forno gratinar o queijo).
- Para preparar a abobora no forno, embrulhei-a em papel de alumínio com a respetiva tampa e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos.
Fotos versão da abobora cozida👇
Fotos versão abóbora assada👇
- Enquanto a abobora cozeu/assou preparei o creme. Piquei o pimento em pequenos cubos e os cogumelos em pequenos pedaços. Salteei tudo no azeite e alho picado (ou apenas esmagado).
- Numa tigela misturei os queijos. Adicionei o salteado de pimento e cogumelos.
- Retirei as aboboras da cozedura/ assadura, virei ao contrário para que escorra alguma água que fica no fundo, enchias com o creme e levei ao forno a 180ºC cerca de 25 minutos.
1 Comentários
Adorei!….
ResponderEliminar