Foram 3 as receitas que fiz de bolo de Natal no ultimo mês. É verdade! É caso para dizer que já nem posso ver bolos de natal á minha frente, não fosse este ter qualquer coisa de especial: a textura!
Fiz duas receitas diferentes de bolo de Natal para apresentar nos meus workshops e hoje foi a vez de fazer um para apresentar somente aqui no blogue. Este irá ser o que vou fazer cá para casa, já que no formato dos outros terei o bolo rainha.
É um bolo de fraca aparência, escuro e mal parecido, no entanto, uma verdadeira perdição! A textura de pudim é realmente uma tentação, no sabor o contraste do café com o caramelo de tâmaras é qualquer coisa do outro mundo. Isto para não falar das frutas secas lá perdidas pelo meio.
A melhor parte é mesmo a simplicidade de execução desta receita e até dos seus ingredientes. Tudo muito simples para fazer um extraordinário bolinho.
Vão precisar de:
- 200g de tâmaras secas
- 180ml de café (ou descafeinado) instantâneo ou chá
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 banana grande ou 1 e 1/2 pequena
- 1 colher de sopa de vinagre branco ou sumo de limão
- 1/4 de caneca (60ml no copo medidor) de farinha de coco
- 1/4 de caneca (60ml no copo medidor) de amido de milho ou polvilho doce
- 1 pitada de sal
- 150g de frutos secos variados
- 80g de tâmaras secas
- 150ml de leite de coco (lata à temperatura ambiente e bem agitada)
(fotos no fim)
- Fervi 180ml de água e juntei-lhe 1 colher de sopa de descafeinado instantâneo. Adicionei as tâmaras descaroçadas e o bicarbonato de sódio. Deixei hidratar por cerca de 15 minutos.
- Pus os frutos secos a hidratar em água quente até cobrir.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar forma já que usei de silicone; se usarem uma tradicional terão de untar.
- Juntei o vinagre e a banana á mistura de tâmaras e triturei tudo com a varinha mágica até estar num puré fino.
- Passei para uma tigela e adicionei a farinha de coco, o amido e o sal, misturando bem a cada adição. Se tiver alguns "grumos" da farinha basta passar a varinha mágica novamente.
- Escorri bem os frutos secos e envolvi-os na massa.
- Verti sobre a forma e levei ao forno cerca de 40 minutos (espetem o palito e vejam se não vem massa agarrada).
- Servi com caramelo de tâmaras. Para o caramelo levei a ferver por 5 minutos e em lume baixo o leite de coco com as tâmaras. Passei para um copo e triturei com a varinha magica até estar num creme fino.
Tão bom!!!
0 Comentários