Desta vez e nesta refeição não foi assim. O filhote mais velho e o marido viram as uvas vermelhas na fruteira e lembraram-se que já à muito tempo eu não fazia os medalhões de porco com uvas e alecrim. Claro que o meu marido argumentou logo que o nosso alecrim estava fantástico. Tinha-o mudado de sitio e ele deu-se muito bem onde está agora, não pára de crescer. Claro que lhes fazia a vontade, também eu adoro essa refeição. Acontece que cada vez mais me incomoda comer carne de porco. Uma vez por mês já me parece muito. Disse-lhes que fazia com frango. Pois… mas eles não acharam graça nenhuma e disseram logo que era um atentado. "Lembras-te de ter feito esse prato no jantar que oferecemos ao Zé e á Maria?" "Estava tão bom, todos te elogiaram.", foram os argumentos deles.
Cedi e fiz só para eles. Eu e a filha Camila comemos o mesmo mas feito com 2 bifes de frango. Estava igualmente bom, só não tinha a mesma apresentação.
Vão precisar de:
(serve 2 a 3 pessoas)
- 500g de lombo de porco cortado em medalhões finos
- 1 cebola cortada em gomos
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 colher de chá de alecrim seco
- 500g de uvas vermelhas (se possível sem grainha)
- sal
- 2 antes de alecrim fresco para a decoração
(fotos no fim)
- Temperei a carne com sal e grelhei numa frigideira larga antiaderente. Reservei.
- Na mesma frigideira coloquei o azeite, a cebola e o alho. Sem deixar que a cebola amolecesse, juntei as uvas. Deixei cozinhar alguns minutos e adicionei o vinho do Porto. Quando levantou fervura juntei água, cerca de 50ml. Deixei ferver 5 minutos até as uvas murcharem um pouco.
- Devolvi a carne grelhada á frigideira, temperei com alecrim seco e, mais uma vez, deixei cozinhar 5 minutos virando a carne para que ganhe cor dos 2 lados.
- Servi de imediato com alecrim fresco.
Bom apetite!
0 Comentários