Estufadinho de feijão branco com "crepe" de ovos






Nem sei bem por onde começar. Talvez pelo bem que soube esta refeição. Dias frios querem refeições reconfortantes e nós temos aquela mania incrível de ir a correr fazer carne assada ou até os estufados também com carne. Eu, que cada vez dispenso mais a proteína animal, á exceção do queijinho e outros derivados do leite, vou fazendo as minhas refeições com os ditos estufadinhos á base das leguminosas.
Difícil de dispensar também são os ovos. Faço-o nas sobremesa para compensar nas refeições principais. Foi o caso desta refeição. No fundo o que está aqui é uma feijoada sem carne e acompanhada de ovos para ficar completa a nível nutricional. É que o feijão, muito rico em diversos nutrientes, onde se inclui a proteína, não seria suficiente para o almoço.
Já outras vezes vos aqui falei do feijão branco, uma leguminosa tantas vezes mal vista, mal amada e de má fama. Nada mais errado.
O feijão branco é o novo "queridinho" do mundo fitness. Para além de ser uma excelente fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substancias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio, ele ainda ajuda a emagrecer.
É que na sua composição está uma proteína que reduz a absorção de hidratos de carbono através da inibição de enzimas que convertem o amido (hidratos de carbono) ingerido em glicose (açúcar no sangue), logo não são absorvidos. As suas fibras também promovem a sensação de saciedade. Ainda por cima combina na perfeição em muitos pratos.
E não é que os ovinhos em forma de omelete lhe assentaram na perfeição?!



Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho picados ou 1 e 1/2 colher de chá de massa de alho 
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pimento vermelho partido em cubos
  • 3 tomates frescos partidos em cubos
  • 1/2 lata de tomate em pedaços
  • 1 colher de chá de tomilho seco + 1 colher de chá de orégãos secos + 1 colher de chá de manjericão seco
  • sal
  • 400g de feijão branco cozido (peso escorrido)
  • salsa fresca picada q.b. (cerca de 10 pés)
Para cada (1) "crepe" de ovos:
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou leite evaporado

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus uma frigideira ao lume com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola ficou translucida, juntei o pimento. Deixei cozinhar 2 minutos, enquanto parti o tomate em pedaços.
  2. Acrescentei o tomate fresco, misturei tudo, depois o tomate de lata e os temperos (sal e ervas aromáticas secas). Deixei cozinhar cerca de 10 minutos.
  3. Adicionei o feijão e a salsa fresca. Logo que levantou fervura desliguei o lume.
  4. Os "crepes" de ovos fiz enquanto a mistura de tomate cozinhou. Bati os ovos com o queijo e verti numa frigideira anti aderente pequena untada com azeite. Deixei cozinhar até a parte voltada para mim não apresentar sinais de ovo fresco. Virei e deixei cozinhar mais 2 minutos.
  5. Servi o estufadinho de feijão como recheio do crepe.
 







 Bom apetite!


0 Comentários