Bifes de frango em molho cremoso de cogumelos (saudável; fit; feito com leite evaporado)




Depois de ter feito algumas sobremesas com o leite evaporado, foi a vez de fazer uma salgada, mais exatamente o famoso molho com cogumelos.
Não é que não goste das varias versões que já publiquei aqui no blogue feitas com iogurte ou queijo quark, há que ir variando e experimentando novos ingredientes. Desta vez foi o leite evaporado em substituição das tradicionais natas.


Para quem não sabe, o leite evaporado surgiu da necessidade de facilitar o transporte e armazenamento do leite normal. Foi o norte americano Gail Borden que, tentando desidratá-lo, descobriu que, antes de se transformar em leite em pó, o produto se transformava em leite condensado.
O leite evaporado distingue-se do leite condensado por não possuir açucar, mas em ambos cerca de 60% da água é tirada por evaporação. 

Este produto também substuiu as natas em algumas situações. É claro que, e por não ter a quantidade de gordura das natas nem do leite de coco, não conseguimos fazer dele chantilly, ou seja, não cresce ao bater com a batedeira, no entanto, serve perfeitamente para tornar os molhos cremosos como vão ver nesta receita.
O que evitei? Evitei alguma gordura, quando comparado com as natas e não comparando com iogurte ou queijo quark, e evitei o amido de milho (maisena) quando comparado com as versões feitas com leite simples.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 3 peitos de frango cortados em bifes (600g)
  • tempero para o frango (usei 1 colher de chá de tempero completo para frango da Flor das Hortas + sumo de limão + salsa seca de Chaparral)
  • 2 colheres de sopa de azeite ou manteiga (divididas)
  • 200g de cogumelos laminados
  • 1 colher de chá de massa de alho (uso da Incopil) ou 2 dentes de alho picados
  • 200ml de leite evaporado
  • 1 colher de chá de orégãos, tomilho e salsa secos (uso da Chaparral)
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado (opcional)
  • salsa fresca picada q.b. para servir
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Temperei o frango de véspera esfregando bem os ingredientes.
  2. Pus uma frigideira ao lume com 1 colher de sopa de azeite e grelhei os bifes até dourarem de ambos os lados. Reservei.
  3. Na mesma frigideira coloquei a outra colher de sopa de azeite e a massa de alho. Juntei os cogumelos e salteei-os por 5 minutos. 
  4. Adicionei o leite evaporado, 100ml de água e as ervas aromáticas. Deixei levantar fervura e juntei o queijo ralado. Misturei bem e devolvi os bifes à frigideira. Retifiquei o molho ( o meu precisava de mais água), deixei ferver mais 2 minutos e servi com salsa picada.
 





Bom apetite!



0 Comentários