"Galette" de banana com recheio de caramelo de manteiga de amendoim (saudável; opção vegan; sem açúcar)



Dias frios e chuvosos pedem sobremesas reconfortantes e intensas. Uma "galette" combina na perfeição com este cenário e acabadinha de fazer, com o chocolate ainda quente, é de comer e chorar por mais.
Um único apontamento que tem que ver com a opção de usar puré de maça no caramelo de manteiga de amendoim. Como é sabido, a manteiga de amendoim é muito saudável, no entanto, é calórica! Para diminuir as calorias do caramelo feito com ela, entendi mistura-lo no puré de maça. O sabor altera-se ligeiramente em relação a um caramelo simples de manteiga de amendoim, mas combina na perfeição numa tarte.

Vão precisar de:
Base:
✔️2 canecas de farinha de espelta (500ml no copo medidor)
✔️1/2 caneca (120ml no copo medidor) de iogurte grego natural (ou iogurte de soja)
✔️2 colheres de sopa de azeite
✔️2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência líquido
✔️1 colher de chá de canela
Recheio:
✔️2 maças pequenas
✔️3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
✔️2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência líquido
✔️2 bananas
 ✔️20g de chocolate preto + 1 colher de café de azeite

Confeção:
Base
Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos e triturar até fazer uma bola (um pouco mole). Dependendo do ingrediente adoçante que usarem e do tipo de iogurte (light tem mais água), pode ser necessário adicionar 1 a 2 colheres de sopa de água.
Estender a massa com o rolo em forma de círculo. É uma massa muito maleável e que não cola, não é necessário farinha para estender, só vai estragar a massa.

Recheio
Descascar, cortar as maçãs em pedaços. Colocar num copo alto tapado com película aderente e levar ao microondas 4 minutos. Triturar em puré fino. Juntar a manteiga e o adoçante e misturar bem. Preencher o centro da massa estendida com este creme. Espalhar a banana (podem polvilhar com açúcar de cana), dobrar os lados da massa e levar ao forno 25 minutos.
Servir com o chocolate derretido.
Tão simples, tão bom!

0 Comentários