Tarte de abóbora (saudável; "fit"; sem açúcar; sem glúten; sem lactose)




Que saudades de uma destas! Não sei porque é que não faço durante o ano, afinal de contas até compro abóbora o ano todo! (Verdade seja dita que depois do natal a abobora é quase sempre para a sopa….) Passando á frente, vou contar-vos uma curiosidade. A minha filha Camila diz que esta tarte cheira a bolacha maria. E não é que eu também sinto o mesmo?! Isso mesmo, tresanda de cheiro a bolacha maria e até lá vem qualquer sabor quando estamos a comer, talvez empurrado pelo aroma.
Vamos ao que interessa, a receita. Eu escolho para esta tarte uma base com noz. Nem sempre a faço igual a esta, as bases são muito fáceis de fazer pequenas alterações, o que não muda é a noz. É que acho que noz e abobora são o par perfeito, nesta tarte então...é namoro de príncipes.




Assim sendo, nada mais simples que triturar um pouco de noz e depois juntar flocos de aveia e ingredientes líquidos que a transformem numa bola mole. Sim, tem de ser uma bola mole, esta vai ao forno, se a deixamos seca esfarela-se toda a partir.
Depois temos o recheio. Ai, este recheio… Meu Deus, como eu gosto disto. Para além de uma delicia, conta com a miseras 26 calorias por 100g do 1,5 kg de abobora que ponho nele. Não sei se me estou a fazer entender, mas se usarem um adoçante, esta tarte pode ser mesmo muito pouco calórica em relação aos seus pares.




Usei abobora menina por ser bem laranja e acho mais doce que as outras. Já fiz com outras variedades, não vos sei dizer quais, uso a abobora que tiver em casa, por norma dada por algum amigo.
O segredo está em espremer bem abobora depois de cozida. De resto é o segredo de grande parte das receitas com abobora. Também não há grande problema se não tiver menos ou mais um bocadinho de peso em relação ao que eu coloquei.


É habitual esta tarte ser servida com gelado ou natas batidas. Eu servi com um pouco de queijo fresco batido 0% matéria gorda e adoçado com stevia.
E pronto, é isto. Estamos no outono, as receita ganham os tons acastanhados e esta é o melhor exemplo.


Receita feita com abóbora bolina, mais laranja👇👆


Fotos de 2020 (todos os anos faço esta tarte😜)👇




Vão precisar de:
Base
  • 2 mãos cheias de miolo de noz*
  • 160g flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave, xaropes/ geleias adoçantes (usei agave)
  • 2 colher de sopa de iogurte natural 
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
*Podem trocar por mais 1/2 caneca de flocos de aveia

Recheio
  • 1,5 kg de abobora pesada com casca e limpa de sementes**
  • 60ml de leite ou bebida vegetal
  • 3 ovos M
  • 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia + agave)
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 pitada de sal
**Se tiver um pouco mais de peso ou um pouco menos não há problema nenhum.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Descasquei, parti em cubos e pus a abobora a cozer em água fervente por 10 minutos. Escorri num passador, triturei em puré com a varinha mágica, passei para um pano e espremi bem.
  2. Liguei  forno a 180ºC. Forrei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal e untei.
  3. Coloquei a noz no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei os flocos de aveia e voltei a triturar em farinha. Acrescentei os restantes ingredientes e mais uma vez triturei até formar uma bola mole.
  4. Passei a massa para a forma e pressionei sobre o fundo e lado. Levei ao forno por 10 minutos (se puderem tapar com papel vegetal coberto feijões ou massa, melhor). Passei o forno para os 160ºC.
  5. Enquanto a base esteve no forno, coloquei a abobora espremida num copo alto com os restantes ingredientes e triturei com a varinha mágica até estar num puré muito macio e fofo.
  6. Verti sobre a base e levei ao forno por 35 minutos.
  7. Deixei arrefecer antes de servir com queijo fresco batido 0% matéria gorda adoçado.
Nota: Outras vezes que fiz esta tarte cozi a 150ºC por 40 minutos. A intenção é ela não ferver muito por dentro para não rachar nem queimar as bordas da base.

 

 

 






Tão simples, tão bom!



5 Comentários

  1. Experimemtei e...... diz o meu marido: 'oh mulher!! O que fizeste!!!??'. E comeu meia tarte. O que sobrou depois de provar eu e tirar uma fatia para o lanche de amamhã. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah. A senhora é que é uma doçura (sem ofensa, claro)! Uma doçura de pessoa! É realmente uma tarte fantástica mas aposto que há aí mãos de fada.
      Fico muito feliz que tenham gostado, mais ainda por ver o marido conquistado por uma tarte saudável, nem todos gostam e sentem falta do "açucar" de verdade.
      Um beijinho grande!

      Eliminar
  2. Obrigada por partilhar as coisas boas que faz. A tarte é maravilhosa. 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho a agradecer a atenção. Esta é de facto uma receita vencedora. Não faz ideia as vezes que já fiz esta tarte, ninguém se cansa e pedem-me imensas vezes. Mais uma vez, muito obrigada!

      Eliminar
  3. Essa medida de 1/2 caneca seria o equivalente a 1/2 xicara de chá?

    ResponderEliminar