Arroz de couve flor com frango (saudável; paleo)




O tempo passa, os filhos crescem, nós ficamos mais velhos e parece-nos que tudo mudou. Realmente muito muda, mas nem tudo. Quando os meus filhos era pequenos arroz de frango era o prato do dia. Eles adoravam e nós também. Ainda me lembro de não haver com a facilidade que há hoje os peitos de frango a vender a avulso, tinha de comprar o frango todo, partir em pedaços e retirar a pele. Era refeição sem "stress", eles comiam que dava gosto ver e nem se importavam da frequência com que eu lhes punha o prato de arroz de frango á frente.
Mais uma vez, tudo ou quase nada mudou. Eles continuam a gostar do arroz de frango, eu e o meu marido também, e eu continuo a fazer. De vez em quando, nem sempre porque não acho necessário, faço com arroz de couve flor.

Presumo que agora queiram saber quando é que eu acho necessário.  Tem tudo a ver com as restantes refeições do dia e com as dos dias anteriores. Cá em casa ninguém deixou de comer arroz nem outro tipo de hidratos de carbono. Nem deixou, nem vai deixar. É uma questão controversa, mas estudada por médicos e cientista. Deixar de comer hidratos de carbono prejudica a saúde e retira tempo de vida. Há bactérias no intestino que vivem dos hidratos de carbono que nós consumimos. Se elas não tiverem alimento, morrem. No entanto, elas são essências para o bom funcionamento da flora intestinal. Se só sobrevivem no intestino as bactérias que se alimentam da proteína, nomeadamente a animal, ficamos doentes, muitas vezes não é visível, é a longo prazo que isso vai acontecer.
Se num determinado dia já consumimos cereais ou leguminosas que eu ache que tem hidratos de carbono suficientes, faço o arroz de frango com couve flor. Se não for o caso, e como não gosto de ultrapassar um determinado numero de calorias ingeridas por refeição, apenas reduzo a quantidade, ou seja, não é necessário um prato cheio de arroz, apenas serve para compor, coloco mais cenoura e ervilhas.
Hora de ir á receitinha que já se faz tarde.

Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 600g de peito de frango partido em cubos
  • 1 cenoura partida em cubos
  • 300g de ervilhas
  • 1/2 lata de tomate em pedaços
  • ervas aromáticas secas (usei salsa, manjericão e tomilho)
  • sal
  • 1 couve flor média
Confeção:
  1. Coloquei um tacho ao lume com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola já estava transparente, adicionei o frango. Deixei cozinhar em lume medio/ alto até não haver sinais de carne fresca e estar ligeiramente dourado.
  2. Acrescentei o tomate, as ervas aromáticas e a cenoura. Misturei bem e reguei com 1/4 de copo de água. Temperei com sal e deixei ferver cerca de 8 minutos. Adicionei as ervilhas e deixei ferver mais 2 minutos.
  3. Durante este tempo fiz o arroz de couve flor no micro-ondas. Coloquei no processador de alimentos pequenas flores de couve e triturei até estar granulado. Passei para uma tigela, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 8 minutos.
  4. Retirei a couve e envolvi no estufadinho de carne. Servi de imediato.






Bom apetite!




0 Comentários