Salada quente de quinoa e couves de bruxelas em molho de iogurte e queijo



Tudo feito numa única frigideira e em menos de meia hora, este é um dos meus almoços preferidos, até á algum tempo atrás apenas quando estava sozinha com o meu marido, já que os filhos não gostavam de couves de bruxelas.
Não gostavam, passado, agora gostam, os dois!, e tudo graças a esta fabulosa refeição. Agora até já cozidas comem😉

É certo que as couves de bruxelas têm um sabor intenso que compreendo não agradar a toda a gente. Tenho a ideia que quando era mais nova também não gostava. Com a idade comecei a gostar e, principalmente a saber disfarçar (leia-se aproveitar) esse mesmo sabor intenso. Já experimentaram fazer como acompanhamento um salteado de bacon com castanhas e couves de bruxelas? É uma verdadeira maravilha e até acho que tenho essa receita publicada, senão aqui, estará no facebook. 
Ora, dentro dos melhores "disfarces" para as nossas couvinhas está sem duvida o queijo. Couves de bruxelas gratinadas com queijo e bacon e uma maravilha. Mas cá em casa "não pegava". Como a couve se mantinha inteira, ao comer, mesmo coberto de queijo derretido, os miúdos sentiam o ativo sabor da couve. Foi então que resolvi "migar" as couves e fazer esta espécie de gratinado. Sim, hoje é uma espécie de gratinado, habitualmente é mesmo um gratinado já que levo ao forno antes de servir.

E é por aqui que quero continuar esta introdução. Hoje não levei ao forno gratinar este prato e foi mesmo hoje que entendi partilhar aqui. É que eu nem sempre tenho tempo para ligar o forno e gratinar á hora do almoço, um pequeno atraso e já não dá tempo para ir ao forno. Isso não me aflige, mesmo quando se trata de queijo, desde que este seja colocado nos restantes ingredientes quentes. Se não estiver muito bonito, faço o que fiz hoje: uma decoração mais arrojada.
Como de costume o que mais gosto nesta refeição é mesmo ser tudo feito numa única frigideira. Detesto lavar loiça e não lavo, nem que tenha de ligar a maquina duas vezes no mesmo dia, mas pronto… se poder evitar sujar loiça, melhor😜
Antes da receita gostava de vos falar dum pormenor importante que tem que ver com o facto de fazer muitas vezes este tipo de refeições ao almoço. Muitas vezes perguntam-me como é que tenho tempo. Muitas vezes há pequenas coisas que ficam adiantadas á noite. Mais importante que isso é o que tenho congelado. Por exemplo, a quinoa que aqui usei estava congelada. Á uns dias atrás fiz uma refeição com quinoa e aproveitei para cozer grande quantidade. Dividi por saquinhos (gosto de usar os sacos para sandes) de 1 caneca de quinoa cozida cada e congelei. Está sempre pronta a usar e não perde qualquer qualidade.

Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1/2 caneca de quinoa crua
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 400g de couves de bruxelas (usei congeladas)
  • 1 colher de chá de cominhos seco
  • 1 colher de café de caril (opcional)
  • raspas e sumo de 1 limão
  • sal
  • 6 colheres de sopa de iogurte grego natural (light)
  • 4 colheres de sopa de leite 
  • 120g de queijo ralado (usei mozarela)
  • 2 mãos cheias de passas
Confeção:
  1. Cozi a quinoa em água temperada com sal. (Como disse na introdução, eu cozo uma grande quantidade e depois congelo em saquinhos. Está sempre pronta a consumir sem perder qualquer qualidade).
  2. Pus as couves a descongelar. Parti-as em fatias (como se fosse migar).
  3. Numa frigideira larga pus a cebola e o alho a refogar no azeite. Quando a cebola estava transparente acrescentei a couve partidinha, os temperos e o limão. Misturei bem e deixei cozinhar por 10 minutos. 
  4. Entretanto preparei o creme. Misturei numa tigela o iogurte, o leite e o queijo ralado.
  5. Juntei a quinoa cozida e as passas ás couves, misturei bem e desliguei o lume. Envolvi de imediato o molho. Se estiver demasiado seco junto mais leite aos poucos.
  6. Decorei com noz picada, sementes de abobora e salsa picada.






Bom apetite!


0 Comentários