Bolo (tarte) de coco (saudável; sem glúten; sem açucar; "fit"; paleo)



Ai o que vos vou dizer hoje…Uma bomba, nem vocês adivinham😁
Cá vai. Este bolinho resultou duma tarte que eu fazia à muito tempo atrás com, adivinhem?! Suspense… Com uma base de massa folhada comprada no supermercado! Ai que boa que ficava, nem imaginam como era bom. "Era" no passado, porque só de pensar nas calorias que tem a massa folhada até fico arrepiada. Começo a pensar nisso, a contar calorias e percebo que só na fatiinha de tarte que comia (sempre pequena que esse habito já tinha) iam tantas calorias quantas devia ingerir na refeição principal. Pois...e depois não admirava os 65kg que tinha na altura😔 Eu sei que para muitos que me vão ler até nem acham que seja um peso exagerado, mas para quem casou com 48 kg, teve o primeiro filho com 62kg (pesada no hospital antes do bebé nascer) e chegou ao fim da gravidez da segunda filha com 68, os 65 era muito.
Estou de volta aos 48 de solteira e sinto-me muito bem!
Bom, o que é certo é que a tarte era maravilhosa! Não tem nada que saber, era praticamente este bolo em cima duma base de massa folhada.
Hoje resolvi fazer só o recheio, em formato de bolo, e com algumas alterações para melhor, que é como quem diz, retirar calorias e acrescentar fibra.



Este é um bolo realmente muito cheio de fibra e apto a qualquer hora do dia. Rico em nutrientes dos ovos, do leite, do coco ralado, entendi não usar qualquer gordura na sua confeção já que, na minha opinião, coco e ovos já têm gordura que chegue e que sobre.
É de muito fácil e rápida execução, no forno é um bocadinho mais demorado, o que é normal quando os bolos são pobres de farinha.



Vão precisar de:
(Fiz numa forma de fundo amovível de 22 cm de diâmetro bem forrada de papel vegetal para evitar passar algum liquido da massa pelos lados. Podem fazer numa tarteira de porcelana bem untada ou forma de silicone).
  • 1 maça média
  • 6 ovos
  • 250ml de leite (o que preferirem)
  • 1 colher de sopa de vinagre ou sumo de limão
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco, mascavado…; usei stevia liquido)
  • 200g de coco ralado
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco*
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha ( opcional)
*Podem substituir por outra farinha. A quantidade será aproximadamente 3 vezes mais.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o leite numa caneca com o vinagre por 10 minutos para que este azede e fique em "buttermilk" ou leitelho.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC e forrei a forma conforme já indiquei em cima.
  3. Descasquei a maça, parti em cubos, coloquei num copo, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 2 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
  4. Passei o puré de maça para uma tigela, acrescentei os ovos, o adoçante, a baunilha e bati com o batedor de varas manual.
  5. Adicionei a farinha de coco e o coco ralado e misturei bem.
  6. Verti o leite azedado e voltei a misturar bem. A massa apesar de densa tem uma espécie de "molho" de ovo e leite.
  7. Verti sobre a forma bem forrada e levei ao forno 45 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
  8. Servi com gelado de banana.






Tão simples, tão bom!

0 Comentários