Salada quente de grão de bico e couve lombarda (vegan)




Uma autêntica perdição por esta tão simples refeição! Inspiração nos nossos partos portugueses de grão e couve, como por exemplo o rancho. A diferença é demasiado visível, eu sei😇 Não há carne, não há um refogadinho,... Mas não deixa de não ser uma combinação que todos nós povo português aprendeu apreciar.

Muitas vezes perguntam-me sobre as especiarias e condimentos, por norma perguntam se podem substituir ou não usar. Eu costumo dizer que estes são os principais ingredientes de quem está de dieta. Isso mesmo, os principais ingredientes! Já tenho dito aqui no blogue diversas vezes, eu não acredito em dietas de cozidos e grelhados. Facilmente são abandonadas ou quebradas. A questão é que somos humanos, o paladar e a mensagem que ele envia para o cérebro de satisfação é uma das grandes diferenças para os restantes animais. As especiarias e os condimentos servem precisamente para dar essa sensação de satisfação.
Claro que é difícil chegar ao supermercado e comprar tudo duma vez, pelo que o meu conselho vai para fazerem aquilo que eu fiz e ainda faço, todos os meses comprova um condimento ou especiaria nova. Não se estragam e gastamos muito pouco. Ao fim de algum tempo já tinha uma boa variedade.
Nesta receita eles, os condimentos, são essências. Não digo que são imprescindíveis, mas não é a mesma coisa😉
Vamos á receitinha que se faz tarde (pelo menos para mim😀)

Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
  • 1/2 couve lombarda (repolho)
  • 1 frasco de grão de bico (400g de peso escorrido)
  • 1 colher de chá de pimentão doce ou paprika
  • 1 colher de chá de cominhos em pó
  • 1 colher de chá de orégãos
  • 1 colher de chá de massa de alho ou alho em pó ou 2 dentes de alho picadinhos (uso massa de alho da Incopil)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal
  • tomate cereja q.b. 
  • 1 colher de sopa de linhaça moída
  • salsa e cebolinho na decoração
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Cortei a couve em juliana e pus a cozer em água temperada com sal.
  2. Escorri o grão, passei para uma tigela e adicionei os temperos (pimentão doce, cominhos, orégãos e alho) e o azeite. Misturei bem.
  3. Pus uma frigideira antiaderente ao lume (médio) com a mistura de grão. Deixei saltear por 2 minutos e acrescentei o tomate. Cozinhou mais cerca de 10 minutos, até o tomate murchar ligeiramente.
  4. Escorri a couve, dividi pelos pratos, coloquei em cima (também dividida) a mistura de grão e tomate e salpiquei com linhaça moída. Decorei com salsa e cebolinho.

 
Bom apetite!

0 Comentários