Chili de lentilhas vermelhas (vegan)



Adoro chili! Não sou única cá me casa, o meu filho mais velho é outro fã. Feito com carne ou neste formato vegan com lentilhas, a essência está no tempero, na combinação do feijão com o milho e não na carne ou fonte de proteína que se escolha.
Dispenso fundamentalismos na minha vida, tenho mais que fazer e que pensar. Acima de tudo, tenho cabeça para pensar e fazer escolhas. Não sou vegan, nem paleo nem sigo nenhuma dieta especifica, como o que me sabe bem e que penso que não me fará mal. Para meu bem, da minha família e do planeta, entendi reduzir consideravelmente o consumo de carne. Não sinto falta, passo semanas sem a comer. O curioso que, apesar da minha idade, sinto-me cada vez com mais energia, boa disposição, vontade de fazer tudo e mais alguma coisa, mesmo quando as horas de sono são poucas. Não deixa de ser curioso que a maior parte das refeições vegetarianas ou veganas são muito mais fáceis e rápidas que fazer que as tradicionais. Esta não é exceção.


Tudo isto para vos dizer que não desconsiderem fazer o vosso chili com lentilhas, não pensem que é coisa de veganos e que chili sem carne não é chili. Fica ótimo, é equilibrado nutricionalmente já que as lentilhas são pouco calóricas, muito nutritivas, ricas em fibras, ferro, uma das melhores fontes de proteína e, mais uma vez, a essência dum chili não está na carne, mas sim no chili em si, uma espécie de malagueta que se seca e fica em chili em pó.




As lentilhas estão no top dos alimentos com mais proteína, numa tabela liderada pelo frango. Mesmo ao lado das lentilhas está o trigo sarraceno e a quinoa.

Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 pimento verde e 1/2 pimento vermelho partidos em cubos
  • 1 lata de tomate em pedaços (390g)
  • 1/2 colher de café de piripiri (uso da Incopil ou pimenta chili em pó))
  • 2 colheres de chá de cominhos secos
  • 1 colher de café de pimentão doce (uso da Chaparral)
  • sal
  • 3/4 de caneca de lentilhas* (usei das vermelhas)
  • 1 e 1/4 de caneca de água
  • 1 lata de feijão preto ou vermelho (260g de peso escorrido)
  • 1 lata de milho pequena (140g de peso escorrido)
  • salsa na decoração
*Cozinho 1/4 de caneca de lentilhas por pessoa.
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por colocar as lentilhas a demolhar (hidratar)*. Não é preciso muito tempo, 1 a 2 horas e se conseguirem ir mudando a água ainda melhor.
  2. Levei ao lume num tacho a cebola com o alho e o azeite. Quando a cebola já estava transparente juntei o pimentos, depois o tomate e os temperos. Deixei ferver 3 minutos, adicionei as lentilhas escorridas e a água. Tapei e deixei cozinhar até quase toda a água ter evaporado.
  3. Acrescentei o feijão e o milho, ambos bem escorridos, misturei bem e deixei levantar fervura antes de servir.
* Não é obrigatório demolhar as lentilhas, nem sempre o faço, muitas vezes não me lembro. A vantagem de as demolhar é a nível nutricional. Se as hidratarmos elas ficam mais macias e o tempo de cozedura é menor, logo, menos perda de nutrientes.
 



Bom apetite!

0 Comentários