Bolo de abóbora e noz (recheio opcional de queijo creme; saudável; sem açúcar; farinha de aveia ou de centeio)

Healthy bundt pumkin and walnuts cake with creme cheese filling

Bolo feito com farinha de aveia e recheio de queijo creme👆

Bolo feito com farinha de centeio sem recheio👆

Uma, duas, três! Foram três vezes que fiz o mesmo bolo num espaço de 3 dias. Já não conseguia sentir bem o sabor da massa (sim, eu provo as minhas massas várias vezes😊).
Valeu-me a gigante abóbora que o Cláudio tão gentilmente me ofereceu para tanto bolo de abobora que saiu este fim de semana.



Tive convidados e queria fazer um bolo temático para o lanche. O tema é naturalmente o outono e bem que ele se fez sentir lá fora. Embora no domingo tenha ficado bastante calor, choveu e trovejou durante este fim de semana. O curioso foi ter recebido varias mensagens, não só de seguidores como também de amigos, a pedir precisamente um bolo de abobora e noz.
Ora, o que eu idealizei primeiro foi um bolo com recheio de queijo creme. É uma combinação infalível, já bastante vista na blogosfera, e que eu ainda não tinha feito aqui para o blogue.
Depois da primeira tentativa, bolo feito com adoçante stevia, veio o bolo a sério, o que foi servido aos convidados. A seguir veio um simples para o lanche de domingo cá em casa e, claro, aproveitar para as lancheiras dos primeiros dias da semana.



Não é costume eu fotografar quando o bolo é para oferecer, como devem imaginar não sirvo bolos abertos. Tal como já aconteceu com o pudim de manga, os amigos e a família fazem questão que eu fotografe, sem qualquer restrição nem acanhamento, até se sentem parte duma espécie de filme, ou parte integrante da história de mais um bolo meu. Eu aproveito para vos mostrar tudo que faço por aqui.


Passando agora para o bolo em si, fiz apenas uma alteração na massa destes dois bolos que aqui vêm fotografias: a farinha. No bolo com recheio de queijo creme usei farinha de aveia; no bolo simples usei farinha de centeio. O segundo é ligeiramente mais "pesado", consequência da farinha e também de não ter o recheio. Eu pessoalmente prefiro, não pela textura em si, mas por gostar de tudo que é feito com farinha de centeio.

Usei tâmaras como ingrediente adoçante, embora as 200g duma embalagem não tivessem sido suficientes para o adoçar. Não me pareceu bem usar mais tâmaras, iria ser demais, o sabor e a cor iriam estar exagerados, pelo que acertei a doçura do meu bolo com stevia liquido. Podem usar o ingrediente adoçante que preferirem, não vai fazer qualquer diferença.
Para estes bolos não coloquei nenhum tipo de gordura, se quiserem podem adicionar 3 colheres de sopa de azeite.

Também o puré de abobora foi feito de forma simples, no microondas, assim como o puré de maça.
Vamos á receitinha?


Vão precisar de:
  • 1kg de abobora pesada com casca, cozida ou assada e feita em puré (para verem o meu método de fazer o puré de abóbora no microondas carregar👉aqui (deve render cerca de 1 e 1/4 de caneca- 310ml no copo medidor)
  • 8 colheres de sopa de puré de maça (2 maças pequenas - ver nota*)
  • 200g de tâmaras secas
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia líquido)
  • 4 ovos
  • 2 e 1/4 de caneca (560ml no copo medidor) de farinha de aveia ou centeio**
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de café de gengibre seco
  • 1 colher de café de noz moscada
  • 1 pitada de sal
  • 2 mãos cheias de miolo de noz
Para o recheio de queijo creme*** (opcional)
  • 200g de queijo creme para barrar (tipo philadelfia)
  • 3 colheres de sopa de iogurte grego (opcional)
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram
  • 1 gema de ovo
Cobertura do bolo sem recheio
  • farinha de amêndoa e canela
Notas:
*O puré de maça está a substituir gordura. Podem trocar por 100ml de azeite ou de manteiga derretida ou óleo de coco. Para fazer o puré de maça, descasquei e parti as maças em pedaços. Coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 3 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
** Como disse na introdução, o bolo com recheio de queijo creme foi feito com farinha de aveia; o bolo simples com farinha de centeio.
***O primeiro bolo que fiz, na foto abaixo, não usei noz nem tâmaras e coloquei 2 colheres de sopa de coco ralado no recheio de creme.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por fazer o puré de abobora. Podem ver o meu método, rápido e feito no microondas, carregando👉aqui.
  2. Nesse tempo também fiz o puré de maça no microondas. Descasquei e cortei as maças em pedaços, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 3 minutos. Retirei e triturei em puré com a varinha mágica.
  3. Também pus as tâmaras descaroçadas a demolhar em 150ml de água quente. Passado 10 minutos triturei tudo com a varinha mágica.
  4. Liguei o forno a 180C. Não precisei de untar forma, usei uma de silicone.
  5. Numa grande misturei os ingredientes secos: farinha, fermento, bicarbonato, sal e especiarias.
  6. Noutra tigela bati o puré de abobora, o puré de maça, o puré de tâmaras, os ovos e o adoçante.
  7. Verti a mistura liquida sobre a dos secos e bati bem com o batedor de varas manual (ou batedeira elétrica).
  8. Piquei a noz e envolvi na massa.
  9. Verti sobre a forma e levei ao forno 40 minutos (espetem o palito antes de retirar; está pronto quando sair seco. Este tempo é dependente da farinha que usarem. O bolo com farinha de aveia demora mais a cozer.)
Para fazer o bolo com recheio:
  1. Misturei os ingredientes do recheio. 
  2. Verti um pouco mais de metade da massa do bolo na forma. Com a ajuda duma colher de sopa fiz uma espécie de cavidade onde coloquei o creme. Essa cavidade não se mantem firme, vai escorregando. Não há problema que não fique perfeito, o importante é que haja uma espécie de pelicula de massa de bolo a forrar a forma como se fosse caramelo. 
  3. Verti a restante massa e levei ao forno. Este bolo foi com farinha de aveia e demorou 50 minutos a cozer.


















Tão bom...



2 Comentários

  1. Sandra, desculpe mas os 180g de temperatura para o bolo, qual a posição de aquecimento do forno, com ou sem ventilação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paula! Já conversamos noutra rede social, mas fica aqui o esclarecimento. Eu fiz sem ventilação. É muito raro usar a ventilação do forno, só para alguns cheesecakes e é quando me lembro.
      Obrigada pela chamada de atenção. Boa semana!

      Eliminar