Caldeirada de bacalhau com batata doce (paleo)




Sabe quantas calorias tem o bacalhau? Será que o vou surpreender? Pois são umas miseras 82 calorias por cada 100g de bacalhau cru, 105 kcal pelas mesmas 100g de bacalhau cozido e 109 grelhado. Nestas 100g estão 22,83g de proteína.
Por curiosidade, o peito de frango grelhado ou assado (sem pele) tem 164kcal.
Pois é, a má fama do bacalhau vem da forma como o confecionamos e/ou o temperamos.
Convenhamos que muitas vezes se come o bacalhau cozido a nadar em azeite. Mais ainda, considerando que cada colher de sopa de azeite tem 120 kcal, dá para perceber que uma única delas, que não vai ocupar qualquer espaço no estomago, pesa mais em calorias que o próprio bacalhau.
Eu gosto de bacalhau de todas as formas, o que não faço mesmo é enche-lo de tudo que é exagerado e estragar tão bom produto. Já fiz isso, claro que já. Então não assava o bacalhau em rio de azeite? Claro que sim. Hoje em dia não faço isso, nem pensar.
Este é um dos pratos de bacalhau que todos nós cá de casa apreciamos. Faço quando tenho o bacalhau congelado á muito tempo. Como sabem o gelo do congelador seca um bocadinho as postas e esta é uma das minhas alternativas para quando o tenho nessa situação. Fica como se tivesse sido acabado de demolhar.
Com muita pena minha não tinha tomate fresco nem congelado, pelo que ficou com uma falta em relação ao que faço habitualmente. Substituí por um pouco de tomate em lata.
Não tenho fotos, não era suposto publicar esta receita. Já no fim de pronto lá reconsiderei e resolvi fotografar a travessa antes de servir. Também não me parece ter qualquer dificuldade.
Antes de ir á receita, gostava de salientar o quanto é rápido fazer tão delicioso prato português. Acho que nem 20 minutos demorou a ficar pronto e terão sido uns 10 minutos de preparação.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 2 postas de bacalhau demolhadas
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho 
  • 2 pimentos verdes
  • 2 pimentos vermelhos
  • 2 tomates maduros ou 1/2 lata de tomate em pedaços ou polpa de tomate
  • 4 folhas de louro
  • 1 colher de chá de massa de pimentão (opcional; uso da Incopil)
  • sal
  • 4 batatas doce polpa amarela médias
  • salsa na decoração
Confeção:
  1. O meu bacalhau estava congelado, pelo que comecei por descongelar. Retirei-lhe a espinha central e a pele. Reservei.
  2. Piquei o alho. Parti cebolas e pimentos em rodelas. Lavei bem as batatas e também cortei em rodelas.
  3. Num tacho largo coloquei o azeite. De seguida e dividido por camadas com esta ordem, coloquei os restantes ingredientes: cebola, pimentos, tomate, louro, bacalhau, batata, mais cebola, pimentos e tomate, louro e bacalhau. A batata fica numa única camada central.
  4. Acrescentei os temperos (pimentão doce, sal). Reguei com um pouco de água e levei ao lume, medio/ alto cerca de 15 minutos. A meio do tempo envolvi cuidadosamente os ingredientes.
  5. Retirei as folhas de louro antes de servir com salsa.


Bom apetite!

0 Comentários