Bolo mármore saudável no microondas (mega bolo de caneca; healthy mug cake)






Os primeiros dias de chuva do outono fazem apetecer um bolinho mais seco a acompanhar o café. Apesar de este ter sido um fim de semana cheio de atividade na cozinha, e de ter feito um pudim de manga que surpreendeu a família de casa e "alargada" pela positiva (já não me lembrava de ter tido tantos elogios com tão simples sobremesa😊), estava mesmo a apetecer um bolinho no lanche (leia-se "brinner") de domingo.
O filhote mais velho, o J. Pedro, costuma ir para Lisboa por volta das 8 da noite, seja quando vai de comboio, seja de carro como esta semana. Ainda são mais de 2 horas de viagem e não gosto que chegue tarde. Por isso faço muitas vezes um "brinner" ao fim da tarde, por volta das 7 horas. É dos poucos dias que falha a sopa ao jantar e mesmo assim não é sempre. Ontem não foi exceção.

Como já não havia sobremesa do almoço, "desenrasquei" um bolo de caneca para todos. Quando digo "desenrasquei um bolo de caneca para todos", estou literalmente a dizer que fiz um bolo de caneca que deu para todos, ou seja, em vez de dividir a massa por 4 canecas, fiz tudo numa tigela e parti à fatia. Claro que se torna mais difícil o controle do tempo, já que estes bolos são programados para aquela quantidade de massa que tem de ser pequena, ou corremos o risco de ficar demasiado seco em cima e cru em baixo, mas acho que consegui um equilíbrio.
Os ingredientes são o mais simples possível e convido-vos a arrojarem nas decorações para o transformarem um fantástico bolo, digno de ser servido na melhor das mesas.

Vão precisar de:
(serve 4 fatias ou 4 canecas)
  • 1 caneca de farinha de aveia ou espelta
  • 1 colher de chá rasa de fermento em pó 
  • 1 banana
  • 1 ovo
  • 60ml de leite
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mais uma se a banana não for doce)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 2 a 3 colheres de sopa de água
Cobertura:
  • 20g de chocolate preto
  • 1 colher de sopa de café (tipo bica) ou água ou leite
Confeção:
  1. Numa tigela misturei a farinha com o fermento.
  2. Num copo alto triturei a banana com o ovo, o leite e o adoçante.
  3. Verti a mistura liquida sobre a de farinha. Envolvi muito bem.
  4. Untei uma tigela de vidro (pode ser porcelana ou 4 canecas). Verti pouco mais de metade (cerca de 3/4) da massa na tigela e, à restante massa, adicionei o cacau e misturei.
  5. Com a ajuda duma colher de sopa, coloquei a massa de cacau no centro da massa que já estava na tigela.
  6. Levei ao microondas 6 minutos. Virei para um prato. O bolo não está aparentemente totalmente cozido, mas em poucos minutos ele "seca".
  7. Derreti de imediato o chocolate no microndas, misturei o café e verti sobre o bolo. 
  8. Servi de imediato com banana.

 





Tão simples, tão bom!

0 Comentários