Tarte de chocolate e amêndoa com aroma a café (vegan; sem glúten; sem lactose; saudável; sem açucar)




Eu fiz com sabor a amêndoa e aroma a café, quem for fazer pode dar o sabor que quiser, usando em substituição da manteiga de amêndoa que eu usei, uma colher de sopa de qualquer compota que gostem ou, por exemplo, lima.
Vou parar na lima já que é nela que vai cair a próxima tarte que será praticamente igual a esta. Não estão a perceber nada, não é?
Eu vou explicar. A minha querida, linda, maravilhosa, formosa, extraordinária (e mais uns quantos adjetivos sinónimos que não me lembro agora) faz anos esta semana. 17 lindos anos! Tenho tanto orgulho em ser mãe da Camila! Que ser extraordinário é a minha filha. Não estou a desfazer do J. Pedro, o mais velho, ele já vai em 21 anos de muitos desafios ganhos, muita aprendizagem, muitos momentos de me cair a lágrima de alegria, mas as meninas...pronto, as meninas são aquela coisa mais fofinha, dos vestidinhos e lacinhos, e que, se em determinadas situações precisam mais de proteção, também os momentos de proximidade feminina entre nós as duas nos faz crescer a cumplicidade.
Ora, eu ando farta de pensar na sobremesa para o dia de anos dela. Não sobremesa para festa, ela vai festejar num jantar fora com os amigos, é mesmo a sobremesa para o jantar a quatro no próprio dia. Sim, somos quatro porque o irmão disse logo que fazia questão de vir mais cedo de Lisboa, na quinta feira, para jantar em família no dia de anos da mana.
 A Camila é uma fã de ginásio e vida saudável. Muitas pessoas acham que este gosto não combina com a excelente aluna que é. É difícil ver uma jovem da idade dela, com média de quase 19 depois dos exames nacionais do 11º e que passa 2 horas diárias no ginásio. Segue atentamente as modelos portuguesas mais conceituadas, cuida da alimentação ainda mais que que eu própria. É verdade, naquela boquinha não entra nada que não deva.

Como sabem eu não tenho grande dificuldade em fazer uma sobremesa com os parâmetros dela, mas quero faze-la com todos os sabores e aromas que ela mais gosta.
Esta tarte foi o primeiro ensaio, para ver o que ela dizia, já que adora manteiga de amêndoa. Agora vou tentar fazer parecido mas mais proteico, menos calórico e, já agora, tentar outra combinação de aromas.


Nesta receita vou dar-vos várias opções de ingredientes. Alguns já usei em outras tartes, outros é uma questão de experiência minha que me faz querer que vai funcionar lindamente. Leiam por favor com atenção as notas para todas as indicações.



Vão precisar de:
Base
  • 50g de chocolate preto 
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 e 1/2 caneca (375ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 caneca de amêndoas (ver nota*para outra opção)
  • 1/2 caneca de coco ralado (ver nota**)
  • 1 colher de sopa de café ou descafeinado instantâneo (opcional)
  • 1 colher de sopa de agave, mel ou qualquer outro ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia liquido)
  • 2 colheres de sopa de bebida vegetal ou leite (ver nota***)
Notas:
*Podem trocar por qualquer outro fruto oleaginoso ou por mais flocos de aveia)
**É opcional; podem não colocar nada ou mais 2 colheres de sopa de flocos de aveia
***Pode ser necessário mais ou menos, dependente dos ingredientes que escolherem em cima

Recheio
  • 320ml de bebida vegetal ou leite
  • 200ml de leite de coco em lata (deve estar no frigorifico á pelo menos um dia para que a parte sólida se separe da líquida) (ver nota **** para outra opção)
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (ver nota ***** para outras opções)
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, mel, açucar de coco, mascavado,...; usei stevia líquido)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de agar agar em pó ou 3 folhas de gelatina
  • 1 colher de café de aroma de baunilha (opcional)
  • decoração com figos, bagos de romã, amêndoa e hortelã 
Notas:
****Podem trocar por natas ou natas de soja
*****Como disse na introdução, eu dei á minha tarte o sabor a amêndoa, mas podem dar o sabor que mais gostarem. Para isso terão apenas que trocar esta colher de sopa de manteiga por uma de qualquer compota/doce que gostem ou por outra manteiga de frutos oleaginosos ou ainda por raspas de lima.

Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Coloquei as amêndoas no processador de alimentos e triturei em farinha grossa. Juntei os flocos de aveia, o coco, o descafeinado e voltei a triturar até estar tudo em farinha.
  3. Pus o chocolate a derreter, Juntei-lhe o azeite e o adoçante.
  4. Verti a mistura de chocolate derretido no processador e voltei a triturar. Para obter uma massa que ao apertar não se desintegre (ver fotos), acrescentei leite, aos poucos, e fui triturando.
  5. Forrei a forma na base e um poucos dos lados com esta massa. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
 

Recheio
  1. Num tachinho misturei bem o leite, a parte sólida da lata de leite de coco (a minha lata rendeu exatamente 200ml; coloquem a quantidade que a vossa lata der), a manteiga, o adoçante, o amido de milho e a baunilha.* Levei ao lume, brando, mexendo com frequência, e deixei ferver por 5 minutos. Fica um creme macio mas fluido. Deixei arrefecer um pouco.
  2. Nota: *Para quem usar o agar agar, colocar também a ferver com estes ingredientes.
  3. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água. Quando o creme já estava ligeiramente arrefecido (as folhas de gelatina perdem o efeito a mais de 40ºC), juntei-as ao creme. Misturei e verti sobre a base.
  4. Levei ao frigorifico 6 horas (mínimo 3 a 4).
  5. Decorei com figos, bagos de romã, amêndoa e hortelã.






Tão bom ...





2 Comentários

  1. Está linda e deve ser muito saborosa. Adoro o seu blog e as palavras sobre a sua filha, são a cereja no topo do bolo! Vou fazer cá para casa..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Muito obrigada!
      Fico á espera de saber se gostou.

      Eliminar