São uma espécie de pataniscas vegetarianas e veganas que fiz bem redondinhas quase a parecer hambúrguer. Umas, as veganas, foi com o intuito de usar em entrada ou até acompanhamento; as vegetarianas, a que adicionei queijo ralado, já foram para refeição. Fazem um jantar fantástico!
Ainda andava aqui por casa uma daquelas curgetes tamanho XXL, oferecidas pela D. Idalina, sempre incansável a partilhar o que o quintal dela tão generosamente dá, e, a propósito de serem de tamanho difícil de ralar manualmente, decidi fazer no processador de alimentos. É muito fácil e é mesmo essa a grande novidade da receita.
Também as fiz sem glúten, já que usei trigo sarraceno como farinha. Podem usar qualquer outra.
O segredo para usar a curgete nas receitas, sejam elas hambúrgueres, pataniscas ou bolos, é espremer bem num pano para retirar a água. Isso já todos sabemos. O que fiz para facilitar o processo foi aquecer um pouco a curgete no microondas. A água sai muito mais facilmente.
Tudo o resto é o habitual, não trás novidades. Aconselho a experimentarem as duas versões, se bem que as de queijo são uma tentação….
Vão precisar de:
- 2 curgetes grandes (cerca de 800g; deve render 4 chávenas depois de trituradas/ raladas)
- sal
- 2 ovos
- 1 colher de sobremesa de "Tempero completo da Flor das Hortas" que combina cebola, alho, sal e salsa (ou 1/2 cebola picadinha, 2 dentes de alho picados, salsa picada)
- 1 colher de chá de orégãos secos (usei da Chaparral)
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 1/4 de caneca (60 ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno (ou qualquer outra da vossa preferência)
- 120g de queijo ralado (usei uma mistura de queijo Maasdam e cheddar)*
- 1 fio de azeite
(Fotos no fim)
- Cortei a curgete em cubos e coloquei no processador de alimentos. Fui pulsando até estar num granulado. Não fiz toda a curgete ao mesmo tempo para evitar que alguma fique demasiado picada. (Podem apenas ralar no ralador manual).
- Coloquei numa tigela, temperei com sal e levei ao microondas 2 minutos (isto vai ajudar a libertar a água mais facilmente).
- Retirei e espremi num pano até que saísse toda a água. Este é o passo mais importante da receita e dele depende o sucesso da mesma. Não espremi toda ao mesmo tempo para que fique bem "seca".
- Voltei a colocar na tigela e acrescentei os restantes ingredientes, á exceção do azeite (e do queijo para fazer a versão vegana). Misturei bem.
- Pus uma frigideira anti aderente ao lume untada com 1 fio de azeite.
- Com as minhas mãos fiz bolas de massa coloquei na frigideira e achatei. Deixei cozinhar em lume médio até as bordas viradas para mim parecerem cozinhadas. Virei e deixei cozinhar mais 2 minutos do outro lado.
- Estão prontas a servir. As veganas sem queijo são uma entrada ou acompanhamento fantástico; as de queijo um excelente jantar bem acompanhado duma salada.
Feitas com queijo👇
Bom apetite!
4 Comentários
Adoro esta receita!
ResponderEliminarPode p.f. dar ideia da quantidade de pataniscas que rende?
Sei que depende muito do tamanho...
Muito obrigada pelas partilhas e parabéns pela brilhante imaginação para estas receitas!
Boa noite! Muito obrigada, fico muito feliz que goste das receitas.
EliminarRende 14 a 15. Tal como disse, depende do tamanho. Eu gosto delas mais gordinhas que estas e com menos diâmetro, mas estava cheia de pressa e assim era mais rápido a fazer.
Espero que também goste!
Os ovos não são vegan, o que usa para substituir?
ResponderEliminarBoa noite! Tem razão, não coloquei lá a opção vegana. Irei corrigir. Pode usar ovos de linhaça.
Eliminar