Bolo de chocolate vegan com farinha de centeio (opção sem glúten)




Como de costume, ao domingo é dia de fazer um bolinho para as lancheiras. Este não foi exceção e para esta semana escolhi um bolinho simples feito com farinha de centeio e banana. É um bolo vegan, com elevado valor nutritivo, ótimo para afastar a fome para bem longe quando a hora do almoço tarda em chegar.


É para mim importante referir que as fatias de bolo que como são pequenas e lembrar que, apesar de saudável, não deixa de ser um bolo que tem de ser servido com moderação. Eu tenho o eterno problema de não ter apetite logo pela manhã e também a velha mania de não contrariar o meu organismo. Se é a meio da manhã que tenho fome, é a meio da manhã que como. Levo uma pequena fatia do meu bolo sempre ao lado duma peça de fruta, por norma maça.
A banana é um dos substitutos dos ovos nos bolos mais populares. Não há duvida que é um elemento com grande capacidade ligante dos diferentes elementos do bolo. Para além disso, a banana ajuda a adoçar o que interessante já que permite reduzir outros ingredientes adoçantes. Mas não é só estes dois fatores que interessam, é que com o uso da banana também podemos prescindir da gordura nos bolos, sejam ela manteiga ou óleo. Já tenho feito bolos em que não adiciono mais nenhuma gordura, a banana faz tudo. É por isso um 3 em 1!
Outro ingrediente que gosto de usar para substituir ovos e gordura é o puré de maça. Embora considere que não tem a mesma capacidade ligante, tem a vantagem de não deixar sabor como acontece com a banana.
 O centeio, geralmente consumido na forma de farinha, seja para fazer bolos, bolachas ou pão, é um alimento rico em hidratos de carbono complexos, conhecidos pelos bons hidratos de carbono, já que contêm fibras e baixo índice glicémico. Para que entendam melhor o que estou a dizer, podemos fazer uma comparação farinha de trigo/ farinha de centeio com a batata normal/ batata doce. Hoje em dia todos sabem que a vantagem em comer batata doce em relação á batata normal, não se prende por uma questão de calorias, mas sim por o índice glicémico da batata doce ser muito menor. Com a farinha de centeio é a mesma coisa, contém muitas fibras e o seu índice glicémico é muito menor que a de trigo.

Estas fibras e hidratos de carbono complexos que o centeio contem são excelentes para quem deseja manter o corpo saudável e com poucas gorduras, já que estes  dois nutrientes promovem a sensação de saciedade no organismo, tornando a digestão mais lenta, o que faz com que a energia oferecida por eles ao corpo seja consumida aos poucos e não corra o risco de se acumular na forma de gordura.
 A farinha de centeio também é uma boa fonte de acido fólico, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e reprodutivo.

A farinha de centeio não é livre de glúten, no entanto, tem muito menos que a de trigo.
É por esta razão que o pão de centeio é muito mais denso que o de trigo e também é a razão de crescer menos, o que ocorre porque o glúten é responsável por represar o dióxido de carbono gerado pela fermentação do açúcar.

Vão precisar de:
  • 1 e 1/2 caneca de farinha de centeio (podem substituir por igual quantidade de flocos de aveia sem glúten triturados em farinha fina)
  • 4 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3 bananas médias
  • 8 a 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, mel, açúcar de coco, mascavado, geleias/ xaropes adoçantes,...; usei stevia)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 80 a 100 ml de água*
  • 20g de chocolate preto + 1 colher de café de azeite (para decoração; opcional)
Nota* Pode ser preciso mais um pouco de água. Esta quantidade é dependente do ingrediente adoçante que escolherem e também da farinha. Na descrição têm a massa final a obter.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. O amido de milho é sempre mais difícil de "desfazer", podem peneirar para ficar bem misturado.
  3. Noutra tigela triturei as bananas, juntei o adoçante e o azeite.
  4. Verti a mistura de banana nos secos e mexi. Acrescentei a água até obter uma massa densa, que escorre com dificuldade, um pouco "peganhenta".
  5. Verti sobre uma forma de silicone pequena (500ml de capacidade) e levei ao forno 35 minutos (espetem um palito antes de retirar, deve sair seco).
  6. Decorei com chocolate derretido no microondas com o azeite.






Tão simples, tão bom!


0 Comentários