Couve flor gratinada com queijo de cabra (chèvre) ("low carb"; sem farinhas)



Vou começar já por vos contar de onde vem esta receita. O meu filho mais velho, o J. Pedro, adora massa. Se não estou enganada, é traço comum a muitos jovens😉 Eu até pensava que com a idade lhe passava, mas nos seus agora 21 anos ainda é doido por massa seja de que tipo for. Durante a semana está em Lisboa e tem de cozinhar para ele. Adivinhem lá qual é o acompanhamento habitual dos bifes que lhe mando para grelhar? Massa, pois está claro!
Cá em casa, quando o jantar não lhe "cheira", também vai fazer massa para ele. Incrível mas verdade. Podia estar farto de cozinhar durante a semana e aproveitar tudo que a mãe faz, mas não, se não lhe agrada ele desenrasca-se sozinho.


Há algum tempo atrás ensinei-o a fazer uma massa de queijos em que diminui muito o valor calórico. Claro que não consigo retirar as calorias da massa, mas pelo menos diminui em outros dos ingredientes habituais, nomeadamente no bechamel. Ele adora! Simplesmente adora e diz-me que só tem pena de não ter habitualmente esses ingredientes na casa de Lisboa.


Este "creme" que faço para as massas também faço para barrar fatias de pão e fazer uma espécie de pão de alho. Não tenho publicado aqui no blogue, mas há uma publicação na rede social instagram e facebook.
O que faço é uma mistura de iogurte grego, queijo creme (ambos magros) com mozarela (ou mais outro queijo ralado). Essa mistura envolve a massa cozida (ou barra o pão) e vai ao forno gratinar. No caso da massa nem sempre vai ao forno, já que envolvida na massa acabada de cozer o queijo derrete e nem precisa de forno.

 

Pois é esta "técnica" da massa que uso na couve flor. Nem mais, nem menos.
O que fiz hoje de diferente foi acrescentar queijo chèvre. Claro que elevou o meu gratinado de couve flor para outro patamar… "Que coisa mais boa!" foi o que ouvi aqui ao almoço.
Foi uma escolha obvia já que o queijo de cabra está como peixe na água nos gratinados de legumes. Já experimentaram fazer curgete gratinada com chèvre? É outra coisa do outro mundo!
O queijo que usei é o português Palhais chèvre queijo de cabra curado. Este é um queijo de excelente qualidade, como não podia deixar de ser, não fosse ele cá da terra e feito com leite português.


Esta é uma receita de rápida execução, muito prático e quase sem hidratos de carbono. Não, não vai ficar cheio de fome na hora seguinte, o seu valor proteico é elevado e não fica atras de comer um prato de carne.
Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 1 couve flor grande (1,5kg)
  • sal
  • 8 colheres de sopa de iogurte grego natural (light)
  • 120g + 30g de queijo ralado mozarela
  • salsa e orégãos secos (uso da Chaparral)
  • 1 colher de chá de massa de alho (uso da Flor das Hortas) ou alho em pó ou alho picadinho
  • queijo chèvre (queijo de cabra curado) Palhais (180g)
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Cortei a couve em pequenas flores e levei a cozer em água temperada com sal por 7 minutos. Passei para um passador para escorrer bem a água.
  2. Parti o chèvre em fatias. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Untei uma tarteira.
  3. Numa tigela grande misturei o iogurte grego, 120g de queijo ralado mozarela, as ervas aromáticas e a massa de alho. Acrescentei cerca de 1/3 do chèvre partido em pequenos pedaços reservando o restante em fatias para a cobertura.
  4. Passei a couve escorrida para a mistura de iogurte e queijo e envolvi bem.
  5. Verti sobre a tarteira, polvilhei com mais queijo ralado (cerca de 30g) e espalhei as restantes rodelas de chèvre.
  6. Levei ao forno a gratinar até estar dourado (cerca de meia hora).
  7. Servi de imediato.
 



Bom apetite!






2 Comentários

  1. Olá. Hoje queria fazer esta receita, mas na minha terra acho que não há esse queijo nas lojas e quando há é caríssimo, podemos substituir por queijo de cabra curado normal?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Pode e vai ficar divinal. Até pode usar queijo fresco de cabra que também fica bem.

      Eliminar