Cheesecake de requeijão e figos com base de bolo de alfarroba (saudável; sem glúten; "fit"; proteico)



"Uma doce e saudável tentação" é o que me ocorre dizer sobre este cheesecake!
É certo que estamos a chegar a meio de setembro, que os dias estão mais curtos, mas ainda é verão. Se é verão era suposto apetecer-me os cheesecakes crus. Pois...mas não tem sido isso que tem acontecido, ando com "sede" dos bolinhos de queijo no forno, com as frutas de setembro! Também não é assim tão estupido, já que os maravilhosos bolos de queijo se fazem no forno mas ficam bem servidos bem frios😉

Este é um cheesecake especial! Já sei que estão a pensar "Para ela todos são especiais". Até têm alguma razão em pensar isso, cada bolinho que faço tem algum propósito, logo, é especial, mas este é mesmo singular.
Tenho uma perdição por figos, verdadeira paixão. Há dois anos atrás tivemos de deitar abaixo a figueira que havia cá em casa, estava doente. Desde aí tenho tido a sorte de alguns amigos me darem os figos. Eles sabem da minha "maluquice" e os primeiros a apanhar são logo para mim.
Se há combinações infalíveis com figos, uma delas é com requeijão. Sim, claro que figos e chèvre de cabra é aquela coisa do outro mundo, ou com brie também é uma tentação, mas com requeijão e um fio de mel… Ai meu Deus, até custa pensar.


Foi então que eu este ano pensei em fazer essa combinação num cheesecake. Em vez de arranjar as tostinhas com o requeijão, os figos por cima e um fio de mel, fazer o mesmo "momento de prazer" em bolo.
Para base escolhi o sabor a alfarroba. Primeiro pensei na amêndoa, mas resolvi poupar um pouco nas calorias e deixar a base de amêndoa para a próxima. É uma base que se confunde com bolo. No fundo é uma bolacha que não estala.
O recheio é o mais simples possível e foi feita com o bom requeijão português! Já vos tenho dito que ricotta é o mesmo que o nosso requeijão. Ricotta não é mais que requeijão de vaca. Claro que o que é português é bom, é mesmo muito bom, e não há requeijão como o nosso, seja ele de que leite for, é delicioso, conseguimos compra-lo fresco, logo com menos conservantes e mais saudável. Vá lá, marcas á parte, pensem nisto😉



Para a minha receita escolhi um requeijão natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha, que é rico em proteína, de sabor suave, com ótimo equilíbrio entre o valor nutricional, o sabor e as calorias. Está ótimo para a minha dieta, ainda assim, quem preferir (ou precisar) pode optar pelo magro que não compromete a receita.
E pronto, lá surgiu esta maravilha. Eu sei que a aparência nem é das melhores, até porque o deixei dourar um pouco demais, mas acreditem em mim, é uma combinação de sabores verdadeiramente divinal!


Vão precisar de:
Base
  • 1 e 1/2 caneca (250ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de farinha de alfarroba
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de coco ralado
  • 1/4 de caneca (60ml no copo medidor) de farinha de coco
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (usei mel)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de iogurte grego natural (light) (ou mais azeite)
  • leite q.b. (entre 30 a 50ml)
Recheio
Cobertura
  • 4 figos fatiados
Confeção:
(fotos no fim)
Base 
  1. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Acrescentei os restantes ingredientes, á exceção do leite, e voltei a pulsar até ter uma espécie de "crumble".
  3. Aos poucos (2 colheres de sopa de cada vez) fui adicionando leite até formar uma bola gigante relativamente mole.
  4. Passei essa massa para a forma e pressionei para fazer a base. Levei ao forno 8 minutos.


Recheio
  1. Numa tigela bati todos os ingredientes com a batedeira. 
  2. Verti sobre a base acabada de sair do forno e decorei com rodelas de figo.
  3. Passei o forno para os 160ºC e levei a assar por 50 minutos. Mantive o bolo no forno, fechado, por uma hora e meia. 
  4. Retirei do forno e desformei já completamente frio.

Tão bom...

3 Comentários

  1. Olá boa noite cá estou novamente dp de algum tempo ausente.O queijo creme é o Philadelfia ou outro?e em que posição coloco o forno e com ventilador ou não?ob obrigada ebje

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Pode usar o queijo que quiser. Eu compro um no Lidl que gosto imenso. Tem cerca de menos 50% das calorias dos seus pares e não é nada caro. Uso muito nas minhas receitas. A posição do forno é ao meio. Neste não liguei a ventilação, no de pêssego que tinha feito antes liguei. Muito sinceramente, não acho que seja significativa a diferença, no entanto, numa próxima vez voltarei a ligar a ventilação.

      Eliminar
  2. Olá boa noite cá estou novamente dp de algum tempo ausente.O queijo creme é o Philadelfia ou outro?e em que posição coloco o forno e com ventilador ou não?ob obrigada ebje

    ResponderEliminar