Mousse de chocolate e couve flor (Cauliflower chocolate mousse) (saudável; sem açúcar; vegan)



O 1º lugar no pódio para a mousse de chocolate mais aveludada de sempre passou definitivamente para a MOUSSE de CHOCOLATE de COUVE FLOR! Pois é, meus queridos seguidores, podem esquecer o poderio do abacate no que diz respeito á cremosidade das nossas mousses, pois a couve flor, com as suas miseras 25 calorias por 100g, ganha aos pontos e em várias vertentes.
Não foi á primeira, nem á segunda, há terceira foi de vez e aqui está a minha receita para esta fabulosa mousse de chocolate!



 A ideia não é minha, embora não tenha encontrado nenhuma receita igual á que fiz, nem em português nem em inglês. A primeira experiência foi á já algum tempo e com couve flor congelada, tal e qual como se faz com a banana. Tinha visto num vídeo duma bloguer que sigo no meu instagram pessoal (peço desculpa não me lembrar qual, já foi á muito tempo) e resolvi experimentar. Talvez por o meu processador de alimentos não ser muito potente, não consegui uma mousse cremosa e ganhou imensa água passado pouco tempo de estar nas taças. Enfim, não me correu bem e por muito que pensasse, não consegui ver uma forma de mudar a situação. Só mesmo em formato de gelado resultaria.

Tentei com a couve flor cozida e sim, fica fabulosa! Porquê a publicação hoje? Bom, apesar de ser duma cremosidade incrível, é necessário eliminar por completo o sabor a couve. Para isso foi necessário alguns acertos. Testei com manteiga de amêndoa e com leite de coco sólido. Fica igualmente bom, embora, o chocolate foi quem reuniu mais consenso cá em casa.

Vão precisar de:

  • 1 couve flor pequena ou 1/2 média (ou 500g couve flor congelada)
  • 200g de tâmaras secas
  • 150ml de bebida vegetal (ou leite ou água)
  • 70g de cacau em pó
  • 1 colher de chá de café ou descafeinado instantâneo (opcional; pode trocar por canela, baunilha, um licor, ...)
  • 50g de chocolate preto mínimo 70% cacau

Confeção:

  1. Cortar a couve em pequenas flores e cozer em água abundante por cerca de 15 a 20 minutos.
  2. Enquanto a couve coze, descaroçar e demolhar as tâmaras a demolhar na bebida vegetal quente.
  3. Escorrer a couve num coador e passar para uma tijela. Juntar os restantes ingredientes (tâmaras com o leite da demolha) e triturar com a varinha mágica (pode usar um processador de alimentos ou liquidificador).
  4. Derreter o chocolate e misturar no creme anterior (nesta altura deve provar a sua mousse e acertar a doçura a gosto).
  5. Dividir por taças e reservar o frigorifico 1 hora antes de servir.





Irresistível....



8 Comentários

  1. Uau, nunca tinha visto, mas hei de fazer, quem sabe no Natal ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um enorme desafio fazer esta mousse. Valeu a pena, tenho tido muito feedback dela. Vai ver que também vai gostar.
      Obrigada, beijinhos, boa noite!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fico à espera de saber se gostou. Espero que sim1
      Boa noite!

      Eliminar
  3. Boa noite! Tenho uma filha alérgica à proteína do leite de vaca, as suas receitas são ouro cá em casa! Obrigada! Muita saúde para que mantenha esta energia. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Deixou-me "entalada", quase de lagrima no olho. Fico muito contente de ser útil de alguma forma, é um sentimento que me enche o coração.
      Todas as minhas receitas podem ser feitas com leite vegetal, mesmo onde não está escrito, pode sempre usar leite vegetal sem medo.
      No caso das receitas com queijo é mais ou menos o mesmo, embora o caso dos queijos já haja mais especificidades, as receitas de queijo creme pode usar vegetal e onde uso queijo quark (queijo freso batido 0% mat. gorda) pode trocar por iogurte vegetal, tipo alprosoja.
      Alguma duvida esteja sempre à vontade em perguntar.
      Vou ser-lhe sincera, onde sou mais rápida a responder é nas mensagens de instagram. Não é por nenhuma razão especial, é apenas porque tenho o telemóvel programado para não tocar em mais nada senão nas mensagens de instagram, já que é habitual falar com os meus filhos por este meio. A aplicação não me permite fazer a distinção entre o que é particular e o que é da pagina, logo, quando toca eu vou ver.
      Mais uma vez, muito obrigada pela atenção.
      Um enorme beijinho para a filhota e para a senhora.

      Eliminar