Tarte de frutos vermelhos (saudável; sem açúcar; com queijo quark;"fit"; light")




Em dieta não há lugar para sobremesa? Claro que há! Eu não dispenso sobremesa mesmo quando me imponho restrições calóricas. Tento gerir as refeições de forma a não me faltar o docinho que também bem me faz ao meu bem estar psicológico, á minha boa disposição e energia.
Claro que tenho as minhas estratégias para o fazer. Neste caso fiz uma tarte que, não sendo a coisa mais maravilhosa que de se comer, é uma delicia!!!
Os ingredientes são simples e não usei frutos secos oleaginosos para cortar as calorias. Já sabem, são muito saudáveis mas calóricos e com uma alimentação equilibrada não necessitamos de os colocar nas sobremesas. Usei queijo fresco batido com 0% mat. gorda (queijo quark) mas podem fazer com iogurte grego natural light que também fica muito bem. A fruta que escolhi foram frutos silvestres, não só por serem excelentes fontes de micronutrientes e antioxidantes, mas também pela cor que é apelativa e dá a sensação de satisfação.
Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma de fundo amovível de 24cm de diâmetro)
Base
  • 2 canecas de flocos de aveia integral
  • 2 colheres de sopa de farelo de trigo ou aveia (é opcional, serve para acrescentar fibra)
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (também é opcional e também coloquei apenas para acrescentar fibra)
  • 1 maça
  • 120g de tâmaras secas descaroçadas (cerca de 15 tâmaras)
  • sumo de meio limão
Recheio
  • 500g de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda) ou iogurte grego natural "light"
  • 1 caneca de frutos silvestres ou vermelhos + para a decoração (usei congelados)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante (usei 2 de mel e 2 de adoçante em pó stevia (podem usar o que quiserem)
  • 4 folhas de gelatina (5 se quiserem mais firme ou se for para estar muito tempo na mesa fora do frigorífico)
Confeção:
Descasquei a maça e parti em pedaços. Descarocei as tâmaras. Coloquei num copo alto, reguei com sumo de meio limão, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 2 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
Triturei os flocos de aveia, o farelo e a linhaça no processador de alimentos (se não tiverem podem fazer com os flocos inteiros).
Verti o puré de maça e tâmaras sobre os flocos de aveia e triturei até ter uma pasta que se agarra ás paredes do processador (podem amassar tudo com as mãos).
 

Forrei a forma com papel vegetal, verti a massa e espalhei-a sobre toda a base e lado. Como ainda está quente, cola um pouco ás mãos; se estiverem com dificuldade, coloquem um bocadinho no frigorifico ou usem um pedaço de papel vegetal para ajudar a calcar a massa. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante. Escorri-as e acrescentei-lhes 1 colher de sopa de água quente para que derretam.
Num copo alto coloquei todos os ingredientes do recheio (folhas de gelatina já derretidas) e triturei com a varinha mágica. Verti sobre a base, decorei com mais frutos silvestres, coco ralado, raspas de chocolate e reservei no frigorifico 2 horas.
Nas fotos ainda não está pronta, ou seja, ainda não solidificou pois foram tiradas logo após a execução.
 
 




Tão simples, tão bom!





0 Comentários