Salmão com molho balsâmico de leite de coco (lowcarb)





Todos cá em casa gostam de salmão, no entanto um bom tempero á base de limão é obrigatório. Não é costume ser muito mais que isso, alho, sal, tomilho e limão é o tempero do dia a dia, mas este salmão foi servido cá em casa num dia especial, o jantar do meu dia de anos. Ao almoço não cozinhei, mas há noite entendi fazer qualquer coisa simples mas diferente e  que seja do agrado de todos.
Este não é para mim um peixe de "jantar", na realidade acho um salmão um pouco indigesto para comer á noite, como era dia de deitar tarte, arrisquei. Ainda assim, para mim é sempre, e foi mais uma vez, de difícil digestão.
O molho de leite de coco fica lindamente, e esta foi uma receita inspirada na página de instagram "fitness récipes", que tem sempre ótimas sugestões. Acabei por não fazer nenhuma receita de lá estava, bastou-me uma foto para me inspirar.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 postas de salmão
  • sumo e raspas de 1 limão grande ou 2 pequenos
  • salsa picada q.b. (cerca de 8 pés)
  • sal
  • 2 colheres de chá de massa de alho ou alho picadinho
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (ou molho de soja)
  • 4 colheres de sopa de leite de coco (pode trocar por natas)
Confeção:
Temperei o salmão com o sumo e as raspas de limão, a salsa picada, o alho e um pouco de sal. Deixei marinar cerca de uma hora.






Pus uma frigideira antiaderente ao lume com uma fio de azeite. Quando bem quente pus as postas de salmão escorridas a grelhar cerca de 5 minutos de cada lado. Reservei na travessa de servir tapado com folha de alumínio para não arrefecer.
 Terminado de grelhar o peixe, acrescentei o vinagre balsâmico á marinada e misturei. Desliguei o lume (passar para mínimo se não for placa de vitrocerâmica) e verti a marinada do peixe na frigideira. Como é muito pouco e a frigideira está muito quente, ela entra em fervura mesmo com o lume desligado. Acrescentei o leite de coco, misturei e deixei cozinhar uns 3 minutos. Eu tive de voltar a ligar o lume, embora baixo, para que chegasse a textura que queria, cremosa, não só porque a temperatura baixou demasiado, mas porque usei leite de coco sólido e alguma água da lata.
 






Verti o molho sobre o peixe, decorei com salsa e servi cm brócolos cozidos.


Bom apetite!




0 Comentários