Taça de pudim de chia e mousse de quark com morangos




Depois de 3 dias a comer sem restrições o meu corpo ressente-se. Não tive alteração de peso, pelo que estou em paz com a balança, já com o espelho não é bem assim. Inevitavelmente aparece a chamada "baby food".
Não é que não a tenha imensas vezes, aquele "inchaço" de barriga (e até estomago) após um boa refeição, mas quando ela é resultado de uma quantidade exagerada de comida saudável, sem grandes exageros calóricos, desaparece no dia seguinte. Já quando a situação se repete 3 dias seguidos, preciso de fazer outros tantos com uma dieta muito rica em fibras, diminuindo as calorias para um pouco menos do que gasto por dia. Para mim, que não chego aos 50kg de peso e meço 1,64m, e também não pratico exercício físico diariamente, não pode exceder as 1800kcal diárias.



No entanto, a "cabeça" precisa de continuar a funcionar e o meu bem estar psicológico é essencial para conseguir o rendimento profissional que pretendo. Para mim é essencial comer com prazer. Não dispenso sobremesa ao jantar, não dispenso o lanche, e muito menos o pequeno almoço nº2, aquele que tomo a meio da manhã, bem mais reforçado que o primeiro, já que quando acordo não tenho muito apetite.
Esta taça foi preparada á noite e foi o pequeno almoço para mim e para a minha filha. Acompanhei ainda com um descafeinado e 3 ameixas secas para mim e uma chávena de leite com mel para ela.
O que tem de diferente em relação a outros tantos dias? Um reforço nas fibras que vêm das sementes de chia e das de linhaça (na forma de farinha). Não pode faltar alguma proteína, neste caso vinda do queijo quark e, ao contrario, as gorduras estão quase a zero, apenas 6 amêndoas divididas por nós as duas e a do leite que embora magro, não é desnatado como o queijo quak.
Para 2 pequenas taças vão precisar de:
(usei para medir um vulgar copo de água com 200ml de capacidade)
  • 1/4 de copo sementes de chia
  • 3/4 de copo de leite (o que preferirem)
  • 1 colher de sopa rasa de mel (podem usar o ingrediente adoçante que preferirem)
  • 250g de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda)
  • 2 colheres de sopa rasas de adoçante em pó stevia (podem usar o ingrediente adoçante não granulado que quiserem: mel, agave, "xaropes" ou "geleias")
  • 1 copo de morangos frescos inteiros
  • 1/2 banana
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça amarela
Decoração:
  • Morangos, frutos silvestres congelados, 6 amêndoas, raspa de chocolate, arroz tufado sem açúcar
Nota: Para elaborar estas pequenas refeições inspiro-me numa página que sigo no instagram que se chama "detox_recipes". 
Confeção:
Coloquei as sementes de chia num vulgar copo de água e preenchi-o com leite, ou seja, preenchi 50ml da capacidade do copo com sementes e a restante 150ml de capacidade do copo com leite. Adocei com o mel e mexi bem. Passado meia hora voltei a mexer e reservei no frigorifico durante a noite (meia hora no mínimo).
Triturei com a varinha mágica o queijo quark, os morangos, o adoçante e a farinha de linhaça (podem fazer no liquidificador). Também reservei no frigorifico durante a noite (mínimo meia hora).

Passei metade da quantidade de pudim de chia para uma tigela, ao lado coloquei metade da quantidade da mistura de queijo quark (como é menos densa vai estender-se para cima da de chia) e decorei com os ingredientes  que mencionei na lista.
(peço desculpa não ter fotos desta fase da preparação, mas de manhã não há tempo para isso😜)

Bom apetite, boa dieta!




0 Comentários