"Esparguete" de curgete com atum e azeitonas verdes (salada quente)



Tenho de vos confessar aqui um segredo. Ando a perder a vontade de cozinhar! É verdade. Ultimamente muitas das refeições são apenas para dois, eu e o meu marido, e eu não acho garça nenhuma a isso. Tenho a sensação que não me motiva cozinhar sem os meus filhos estarem. É certo que o mais velho já está no fim do 3º ano de faculdade, isto quer dizer que já vai para 3 anos em Lisboa, mas inicialmente eu cozinhava a contar com ele e depois guardava no frigorífico ou congelava uma parte para ele levar na semana seguinte. Acontece que agora ele já não vem todas as semanas a casa. Por outro lado a Camila tem tido ensaios para as escoliadas e leva marmita para comer lá.
Posto isto, as refeições são cada vez mais simples, menos trabalhosas e a despachar😉
Foi o caso desta que apesar de tudo ficou deliciosa. Um sabor extraordinário vindo de ingredientes simples e saudáveis, tão bons para a minha dieta.

Para 2 pessoas vão precisar de:
  • 2 curgetes medias
  • 2 latas pequenas de atum conservado ao natural (em água)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picadinho ou 1 colher de sobremesa de massa de alho (uso da Flor das Hortas)
  • 3 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa 
  • 1/4 de pimento vermelho*
  • 1 mão cheia de azeitonas verdes descaroçadas*
  • 1 colher de chá de salsa seca (uso da Chaparral) (ou salsa fresca picada)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • sal
* Podem usar azeitonas recheadas com pimento e omitir o pimento

Confeção:
Comecei por fazer as curgetes em esparguete. Se não tiverem um espiralador podem fazer com o descascador de cenoura (ver fotos aqui).
Piquei a cebola e parti o pimento em pequenos pedaços.
Pus uma frigideira ao lume com 3 colheres de sopa de azeite, a cebola e a massa de alho. Quando já estava quente, adicionei o pimento. Deixei cozinhar até a cebola e o pimento amolecerem um pouco.
Juntei as azeitonas partidas em rodelas, temperei com salsa seca, sumo de limão e deixei cozinhar mais 1 minuto. Acrescentei o atum escorrido e cozinhou mais 2 minutos. Reservei em lugar quente.
 
 

Na mesma frigideira pus mais uma colher de sopa de azeite e o esparguete de curgete. Temperei com sal e salsa seca. Deixei cozinhar até murchar um pouco mas continuar tenra (5 minutos).
Servi a curgete com o preparado de atum em cima polvilhado com salsa fresca picada.




Bom apetite!

0 Comentários