Biscoitos de canela (saudáveis; integrais; sem açúcar; sem farinha refinada; sem manteiga)

Comigo é assim, os seguidores pedem e eu faço😉😅

Agora fora de brincadeira, é sempre um desafio quando me pedem para modificar um qualquer prato, cozinhado ou sobremesa e torna-lo mais saudável. Tem acontecido imensas vezes e estes bolinhos de canela foi mais uma dessas situações. O desafio muda de figura, para uma escala bem superior, quando eu não conheço o original😅😅

Pois é que foi isso mesmo que aconteceu. Uma seguidora mandou-me uma foto duns bolinhos de canela que gosta muito e que costuma comprar num supermercado. Pediu-me para fazer uns idênticos saudáveis, só que eu nunca comi os originais.
 Presumi que sejam idênticos a uns que a minha tia fazia quando eramos pequenas, e eu e as minhas irmãs adorávamos.
 Apesar de não ter essa nem nenhuma receita para me guiar, acho que não errei muito nem ficaram muito ao lado dos originais.

Deu-me um especial prazer fazer, porque sei que o meu marido adora este tipo de bolinhos secos, exatamente ao contrário de mim, embora não resista ao aroma da canela.

        ⇈Versão sem farelo e com flocos de aveia triturados em farinha.



Vão precisar de:
  • 1 maça média
  • 120g de tâmaras secas
  • 1 ovo (ou ovo de linhaça com 1 colher de sopa de farinha de linhaça e 3 de água)
  • 120g de farinha de aveia
  • 1 e 1/4 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce ou araruta
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco (opcional) (ou manteiga ou azeite)
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia (opcional)

Confeção:
  1. Descarocei as tâmaras e passei para um copo alto. Descasquei a maça, parti em pedaços e juntei ás tâmaras. Tapei com película aderente e levei ao micro-ondas 3 minutos.
  2. Retirei, triturei com a varinha mágica. Obtive uma pasta.
  3. Adicionei o ovo e triturei novamente para misturar.
  4. Numa tigela misturei a farinha, o amido, bicarbonato, sal e canela.
  5. Verti a mistura de tâmaras sobre a dos secos e mexi bem. 
  6. Derreti o óleo de coco e adicionei. Misturei bem (fica uma massa densa, mas que se mexe e mistura com facilidade, em tudo semelhante à massa destes bolinhos tradicional. Caso esteja muito "seca", adicione água).
  7. Reservei no frigorifico 20 minutos.
  8. Pré aqueci o forno a 180ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
  9. Fiz pequenas bolas com a massa obtida e achei ligeiramente (pode fazer com uma colher, com um dispensador de bolas de gelados ou com as mãos). Coloquei no papel vegetal. (opcionalmente pode pincelar com ovo batido).
  10. Levei ao forno 20 minutos.
  11. Polvilhei com uma mistura de 1 colher de chá de amido de milho e 1 colher de café de canela.

 Tão simples, tão bom....



4 Comentários

  1. Olá! Posso substituir as tâmaras por que outro ingrediente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite ! Nesta receita é mesmo difícil fazer a adaptação . Quando a fiz foi mesmo para as tâmaras, terei de refazer tudo para as retirar . Não gosta ? Não tem qualquer sabor a tâmaras.

      Eliminar
  2. Boa tarde! Os biscoitos podem ser conservados durante quantos dias? Daria para oferecer como prenda no Natal? Muito obrigada! Cumprimentos

    ResponderEliminar