Sim, os meus filhos viajam sempre em lowcost, mas isso não os impede de levar comida, apenas as bebidas são proibidas. Por isso, a mochila de mão vai sempre carregada de comida para o primeiro dia e bolachas para ir petiscando.
Podem achar estranho, mas poupam imenso com o que levam de casa. Normalmente vão em regime de hotel com pequeno almoço, o que quer dizer que todas as outras refeições são feitas fora. Se levarem sandes para o primeiro dia, são logo menos de 30€ que gastam; com as bolachas, que por norma dão para 3 dias, é menos umas quantas entradas em lojinhas e cafés para comprar qualquer coisa para enganar a fome.
Não foram só estas que fizemos, as outras, que foram com farinha de coco e manteiga de amêndoa, não tirámos a receita.
Como de costume, a Camila vai fazendo e eu vou apenas dando indicações de que ingredientes são necessários para dar certo e que tipo de texturas tem de obter para ter uma bolacha.
Estas ficaram particularmente boas e eu, já depois de ela as ter colocado na caixa de transporte, retirei algumas e passei-as por um pouco de chocolate derretido. Uma surpresa que sabe maravilhosamente bem quando estamos fora de casa.
O passeio desta vez foi a Estrasburgo, numa viagem que o irmão mais velho já fez, e da qual eu me orgulho muito. A Camila, em conjunto com alguns colegas do colégio que frequenta, ganharam um concurso que lhes deu a oportunidade de serem eurodeputados por um dia. Um momento único na vida deles, extremamente gratificante, que me enche de orgulho. Dá muito trabalho? Sim, dá. É preciso estudar para se preparem, elaborarem trabalhos, conhecerem a realidade do seu pais e dos restantes países que pertencem á união europeia, proporem medidas para resolver os problemas que lhes são propostos. Mas vale a pena!
Para 16 bolachas vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 250ml)
- 1/4 de caneca (65g) de manteiga de amendoim (ou amêndoa)
- 200g de tâmaras secas descaroçadas e amolecidas em 150ml de água quente
- 1/2 caneca (50g) de farinha de aveia
- 1 caneca (90g) de flocos de aveia
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Começamos por pôr as tâmaras a demolhar por 5 minutos. Trituramos com a varinha mágica até ter um creme.
Numa tigela misturamos os ingredientes secos: farinha de aveia, metade dos flocos de aveia, fermento, alfarroba e sal. Acrescentamos a manteiga, o puré de tâmaras e misturamos bem.
Para formar uma bola facilmente moldável, juntamos os restantes flocos de aveia. Pode ser preciso um pouco mais ou menos, dependendo da qualidade da manteiga que estiverem a usar.
Fizemos uma bola "peganhenta". Levamos ao frigorifico por meia hora para que ela "endureça".
Pusemos o forno a aquecer a 180ºC. Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Retiramos pequenas porções de massa, fizemos bolas e achatamos com as nossas mãos. Colocamos no papel vegetal e pressionámos com um garfo para fazer o desenho.
Levamos ao forno a cozer cerca de 15 minutos.
Já depois de frias, passei algumas por 25 gramas de chocolate derretido.
Tão simples, tão bom!
0 Comentários