Tarte de ovo na frigideira (frittata) com base de curgete





Foi um almoço para mim e para o meu marido em dia não de pressas, mas sim de esquecimento! Pois é, volta e meia lá acontece... Esqueci-me de deixar alguma coisa a descongelar para o almoço!
Por norma tenho duas soluções para este problemazinho doméstico: ou faço lombinhos de pescada ou faço refeição com ovos. Hoje foi a vez dos ovos.
Este é um prato muito versátil. Muitos de vocês conhecem com certeza as "frittata" inglesas (não tenho certeza se são inglesas se americanas) e o que fiz é uma espécie de frittata. Para nós portugueses é uma tarte de ovos sem base ou uma omelete aberta. É muito versátil pois permite quase tudo no recheio. Desde bacon a cogumelos, milho a ervilhas ou espinafres, ainda sugiro uma outra ideia para substituir a curgete: a beringela. O próprio queijo que usei, o feta, podem trocar por qualquer outro. Eu só não dispenso mesmo é o tomate, pois acho que dá uma leveza e frescura essencial aos ovos.



Para 2 pessoas vão precisar de:
  • 1 fio de azeite
  • 2 dentes de alho picado ou 1 colher de chá de massa de alho
  • 1 curgete cortada ás rodelas
  • 1/2 pimento vermelho 
  • 1 tomate grande ou 2 pequenos
  • 4 ovos 
  • 2 colheres de sopa de leite ou iogurte grego natural ou queijo quark
  • salsa picada (cerca de 4 pés)
  • 1 colher de café de erva provence (ou mistura de orégãos, manjericão e alecrim)
  • sal
  • 1 tira com cerca de 1 cm de queijo feta esfarelado (ou outro queijo ralado que prefiram: mozarela, parmesão, cheddar,...)
Confeção:
Pus uma frigideira larga e que pode ir ao forno (não pode ter pega plástica) ao lume com um fio de azeite e o alho. Enquanto aqueceu parti a curgete em rodelas. Coloquei espalhada na frigideira e deixei que cozinhasse cerca de 3 minutos. Não é necessário ficar totalmente cozinhada, apenas ligeiramente amolecida para que fique "agarrada" á frigideira quando colocarmos os ovos. Se não fizermos isto ela vai "boiar" e não vai servir de base.


Enquanto a curgete amoleceu, cortei o tomate e o pimento em fatias. Dispus em cima da curgete.
Esfarelei o queijo e distribuí pela frigideira. Bati os ovos, acrescentei o leite, sal, salsa e erva provence e voltei a bater. Verti sobre os legumes.
 Tapei, baixei o lume para mínimo (3 na minha placa de vitrocerâmica) e deixei cozinhar até o ovo estar coagulado.


Liguei o forno a 220ºC apenas a resistência de cima. Retirei a frigideira do lume para o forno e deixei dourar. Está pronto a servir.


Bom apetite!



0 Comentários