Tarte de morangos (saudável; sem açúcar, sem glúten; feita com millet)





Vou começar a apresentação desta receita com uma curiosidade. Os meus filhos, mais a minha filha Camila que o J. Pedro, dizem que papas de millet é tal e qual cerelac! É verdade e até lhe fazem os sabores da cerelac e tudo. Bom, acho que nunca fizemos de pera, pelo menos não me lembro, mas quando é só com leite, como a que fiz nesta tarte, é a cerelac clássica; com sumo de laranja, o nosso sabor preferido, é cerelac banana laranja ou multifrutos; quando juntamos cacau é a de bolacha maria (eu sei, não tem nada a ver, mas eles acham que sim...).
O curioso é que eu própria também vejo muitas semelhanças no sabor. Quando os meus filhos eram pequenos comeram muita cerelac. Se fosse hoje se calhar não deixava, mas naquele tempo ninguém pensava muito nestas questões dos açucares escondidos neste tipo de produtos e eu, tal como grande parte das mães, fazia tudo que o pediatra mandava. E quando eles não comiam a papa toda, era eu que terminava de a comer. Não sei quem gostava mais, se eles se eu...
Esta é a primeira partilha que faço no blogue de utilizar o millet em sobremesas, ou seja, fazer o millet doce. O que fiz aqui foi basicamente fazer o recheio desta tarte como faço as papas de millet. Não há qualquer ciência nesta receita e permite imensas adaptações e sabores.

A primeira sugestão vai para alterar o leite que coloco para reduzir a puré por sumo de laranja. Não se preocupem que fica lindamente com os morangos e o sabor é incrível. Outra ideia é colocar cacau em pó. Fica uma espécie de tarte mousse muito boa, mesmo muito boa. Outra opção vai para o leite, usarem leite de coco em vez de leite normal. Devem usar leite de lata mas agitado e á temperatura ambiente, ou seja, no estado cremoso. Também fica muito bem com os morangos triturados.
Outra proposta tem que ver com o "tema". Eu aqui usei morangos, mas podem fazer com qualquer fruta, fresca ou seca. Esta é uma tarte muito idêntica a tarte de leite condensado, pelo que qualquer sabor combina aqui bem.

Resta-me ressaltar que, ao contrario do que é costume, fiz esta tarte em tamanho grande, na minha maior tarteira. A razão é mesmo ser mais fácil a decoração que tinha imaginado. Pode ser guardada no frigorifico 2 a 3 dias.
No que diz respeito á base, também qualquer uma é possível, se bem que eu acho desnecessário uma base muito elabora.

Para uma forma de 26 cm de diâmetro vão precisar de:
(medida da chávena que usei é de 220 ml)
Base
  • 3 chávenas de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 3 colheres de sopa de puré de tâmaras (retirado do que é preparado para o recheio)
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (opcional; podem usar outra manteiga, azeite, óleo de coco derretido ou não usar nada e "acertar" a massa com leite no fim)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (opcional; é apenas para dar cor á base e não ficar branquinha vistos não ir ao forno)
  • leite q.b. ( 1 a 2 colheres de sopa)
Recheio
  • 1 chávena de millet cru
  • 2 chávena de leite (o que quiserem)
  • 200g de tâmaras secas (ver nota)
  • 1 colher de café de extrato de baunilha
  • leite q.b. *
* Este leite é para triturar o millet no fim de cozido, reduzir a puré e ficar cremoso. Usei leite para vos mostrar o "formato" mais básico e mais parecido com leite condensado. Fica muito bem com sumo de laranja. Quem já comeu papas de millet com sumo de laranja sabe que é um sabor mesmo muito bom e que combina na perfeição com morangos. Também pode optar por leite de coco de lata á temperatura ambiente e agitado (no estado cremoso), que também combina lindamente com morangos. Podem ainda acrescentar cacau e ficam com uma tarte mousse de chocolate e morangos. Neste ultimo caso mantêm o leite.

Decoração:
  • morangos, sementes de romã, avelãs
Nota: Muitas vezes dizem-me que não gostam de tâmaras. Nesta receita podem substituir por mel ou outro adoçante não granulado que prefiram. No caso da base são 3 colheres de sopa; no caso do recheio, não sei dar quantidades certas, mas a partir das 5 colheres de sopa, provem e vejam se precisa de mais.

Confeção:
Comecei por pôr o millet a cozer. Coloquei um tacho ao lume com as 2 chávenas de leite (440ml). Pus o millet num passador e lavei em água corrente. Juntei ao leite, mexi e deixei cozer muito lentamente até toda a água se evaporar. Ele vai crescer imenso.

Retirei o caroço ás tâmaras e pus a demolhar em 150 ml de água quente. Passados 10 minutos triturei com a varinha mágica até estar numa pasta.
Fui fazer a base. Triturei os flocos de aveia no processador de alimentos até estar em farinha. Se não tiverem, podem amassar os ingredientes da base com as mãos ou usar aveia instantânea.
Acrescentei 3 colheres de sopa do puré de tâmaras que fiz, a manteiga, o cacau e voltei a triturar. Como não consegui que ficasse aglomerado, acrescentei leite, em fio, até começar a aglomerar e agarrar ás paredes do processador.
Forrei a forma com papel vegetal e espalhei a massa formada pelo fundo e parte dos lados. Reservei.


Entretanto o millet já estava cozido e fora do lume. Com a varinha mágica, reduzi a puré, juntando leite aos poucos, conforme a necessidade e até estar num puré denso mas cremoso. A intenção é ficar com a consistência cremosa mas firme. Este preparado não vai mudar de textura no frigorifico, pelo que o que obtemos é exatamente o que vamos servir na tarte. Adicionei o puré de tâmara e o extrato de baunilha. Voltei a triturar apenas para misturar. Provem o vosso creme. Se acharem pouco doce é só juntar uma colher de sopa de mel ou outro adoçante não granulado.

Verti sobre a base e reservei no frigorífico para que arrefeça completamente antes de colocar as frutas.
Já frio, decorei com morangos, sementes de romã, meia dúzia de avelãs picadas grosseiramente e reguei com um fio de mel.



Tão bom...








0 Comentários