Mousse de banana e laranja com manga e queijo quark (sem açúcar)





Há por aí umas bananitas esquecidas na fruteira? Não são suficientes para fazer gelado para toda a família? Olhe bem o que eu fiz com as minhas. Mousse para a família e convidados!
Ontem tive cá em casa convidados especiais. Bom, todos os meus convidados são especiais, mas quando se trata de juventude o desafio para fazer as refeições e os satisfazer de forma saudável é maior. Tenho a dizer-vos que estes meninos e menina (havia uma linda menina) não foram nada difíceis de conquistar pela boca...Quanto a mim, conquistaram-me pela simpatia, boa disposição e educação. Não é que a meio do jantar estava a mesa vazia e todos na cozinha?! Foram ajudar!!!! Sim, ajudar a levar pratos e travessas. Uns queridos, todos!

Voltando á mousse, tinha bananas maduras e, como é costume, parti ás rodelas e congelei. Já compro bananas a mais do que aquilo que sei que se vai consumir para este fim, por isso, há quase sempre banana congelada em casa. Neste caso havia 2 sacos de 2 bananas.
Eu tinha destinado fazer a tarte de chocolate e coco para o jantar e servir fruta partida antes. Olhei para a minha fruiteira e achei que as cores não estavam muito apelativas para uma travessa de frutas, logo, o melhor era dar a fruta doutra forma. Como tinha uma manga congelada resolvi fazer uma espécie de "smoothie" e acrescentei queijo quark. Ficou ótimo!

Para 8 copos de cerca de 140 ml vão precisar de:
  • 4 bananas pequenas maduras
  • 2 laranjas
  • 1 manga
  • 250g de queijo quark (ou iogurte grego natural)
  • 2 colheres de sopa de mel
Confeção:
Parti as bananas ás rodelas e congelei. Parti a manga em pequenos pedaços e congelei. (Eu já tinha as frutas congeladas, pelo que terão de fazer pelo menos 6 horas antes).
Retirei a manga e as bananas do congelador. Coloquei a manga no processador de alimentos com sumo de 1 laranja e triturei até estar num creme gelado. Passei para uma tigela.

Coloquei as rodelas de bananas no processador e também triturei até estar num creme. Se o vosso processador for como o meu, que não é muito potente, façam metade de cada vez. Ainda no processador, acrescentei ao creme de banana sumo da outra laranja, o mel e o queijo quark. Pulsei apenas para misturar.

Verti a mistura de banana para a de manga, envolvi bem e dividi por copinhos.

Decorei com creme de chocolate e laranja. Para este creme, derreti 3 quadrados de chocolate preto no microondas. Aos poucos e mexendo sempre, juntei sumo de meia laranja (até estar bem cremoso e semi liquido). Dividi pelos copos e decorei com pedaços de clementina e banana.
Nota: Apesar da acidez da laranja controlar a oxidação da fruta, não convém fazer com muita antecedência, o máximo 12 horas.

0 Comentários