Panquecas de aveia e banana (saudáveis; sem glúten; sem açúcar)






Apresento-vos as panquecas "made by" Camila!
Olhando para a foto parece que tenho uma sucessora á altura... Quando virem lá mais abaixo a receita vão dizer "quem sai aos seus não degenera!".
Pois é, o passado domingo aproveitei a boa vontade dos meus filhos e o jantar foi panquecas! Sim, leram bem, foi o jantar! Não me apetecia nada cozinhar, o que já é habitual ao domingo, e os meus filhos andavam de olho nas panquecas e nos crepes. Digamos que andavam á algum tempo a pedir. Eu sou uma anualidade a fazer crepes, não há um que saia direito. As panquecas ainda me vou safando, mas também não ficam nada de especial. Posto isto, a Camila foi ao blogue da própria mãe e resolveu adaptar uma receita simples de panquecas que anda por aqui, lá para o finzinho do blogue. Quanto aos crepes, experimentamos uma receita com espinafres.
Bem, nem vos digo nada, os crepes ficaram fantásticos, a massa é incrível, mas como fui eu mesmo a leva-la á frigideira, não ficaram em modos de fotografar...é que eu preciso da maquina e ela ainda partia com tamanha desgraça. Comestíveis estavam e muito, não sobrou nadinha!
Voltando ás panquecas, esta é uma receita simples, mesmo muito simples e conhecida por todos. Eu costumo acrescentar queijo quark ou iogurte grego, mas ela fez mesmo o básico e resolveu arrojar nas decorações.

Só um prato foi fotografado, o dela, mas eu vou aqui dizer-vos como foi o "topping" dos restantes.
O meu foi com iogurte grego natural light adoçado com mel, kiwi, banana e um fio de molho de chocolate. O do meu filho J. Pedro foi manteiga de amendoim, molho de chocolate, gelado de banana e amendoim torrados com mel. O do meu marido foi quase igual ao meu, mas a fruta foi laranja partida em pedaços. E pronto, o da Camila é que vem a seguir na descrição.

Para 8 panquecas idênticas ás da foto vão precisar de:
  • 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 banana madura
  • 1 caneca de água
  • 1 colher de café de vinagre
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de farinha de linhaça
"Topping"
  • Manteiga de amêndoa
  • molho de chocolate (receita no fim)
  • frutos silvestres
  • noz picada
  • (mais ideias para "topping" no fim da introdução)
Confeção:
Colocou os flocos de aveia no processador de alimentos e triturou até estar em farinha. Acrescentou os restantes ingredientes e voltou a triturar. Deixou descansar 10 minutos (importante para que a aveia inche).
Para quem não tiver processador, pode usar farinha de aveia e triturar tudo com a varinha magica.
Pôs uma frigideira anti aderente ao lume untada com um pouco de óleo de coco e, com a ajuda duma concha, verteu pequenas porções da massa obtida. Quando a superfície virada para cima está com "bolhas", virou. Tudo feito em lume médio (6 na placa de vitrocerâmica).
Para o molho de chocolate: A cada colher de sopa de mel corresponde 1 de cacau e outra de água. Fiz 2 "doses", ou seja, 2 colheres de sopa de mel, 2 de cacau e 2 de água. Misturei bem e levei ao microondas alguns segundos (não convém ferver). Deixei arrefecer um pouco. Se estiver muito denso é só acrescentar mais água.
Tão bom...







3 Comentários

  1. Fiz estas panquecas e ficaram deliciosas! até o meu filho de 4 anos gostou! obg... sua seguidora Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Mas que boa noticia, fico muito feliz! E que sortudo o filhote, com 4 anos e já come umas belas duma panquecas de banana. Ainda bem que hoje em dia existem estas receitas, faz pensar que em breve iremos ter uma geração mais saudável e consciente. Parabéns e muito obrigada!

      Eliminar
  2. Bom dia, uma caneca de aveia corresponde mais ou menos a quantas gramas? e quantos ml de água? obrigada!

    ResponderEliminar