Mousse de chocolate de 2 ingredientes (saudável; sem açúcar, ovos, manteiga; pronta a comer em meia hora)




Esta é a minha mousse de chocolate da neura! Sim, eu tenho uma necessidade quase vital de comer mousse de chocolate quando estou de cabelos em pé!
Não, não serve um quadradinho de chocolate, isso não "cura" nada! Desaparece na boca sem eu dar por isso! Tem de ser mousse, daquelas com cremosidade consistente, que se põe na boca e fica lá presa na língua para nós usufruirmos do momento. Claro que a minha preferida é a Mousse de chocolate com 3 ingredientes (vegan), feita com tâmaras e pronta em meia hora, mas tenho de ligar a varinha mágica e nestes dias só quero mesmo é mousse pronta em 5 minutos sem sujar loiça!


Quando chegarem lá abaixo á receita nem vão acreditar. Sim, é verdade que já existe uma quase igual aqui no blogue, em que a única diferença é a troca de queijo quark por iogurte grego, mas esta fica com outro sabor. Já se sabe que o queijo quark deixa sempre o seu "travozinho" amargo...
Bom, e então porque é que eu decidi partilhar hoje aqui com vocês esta mousse? Porque vou fazer para o jantar do dia dos namorados. Quero ter tempo para me arranjar, para descansar, para estar um pouco com os meus filhos que no dia seguinte voltam aos estudos, e não quero passar a noite na cozinha! Nem essa nem a anterior!


Posto isto, vou então dar-vos a receita, ressalvando que eu gosto da mousse com sabor ligeiramente amargo, pelo que não acrescento qualquer adoçante. Se não gostarem, basta juntar uma colher de sopa de mel ou qualquer adoçante do vosso gosto, desde que não seja um açúcar granulado que não irá dissolver-se convenientemente e irão sentir os seus grãos.



Para 2 copos de 150 ml vão precisar de:
  • 100g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 12 colheres de sopa de iogurte grego natural "light"
Confeção:
  1. Parti o chocolate em pedaços e levei ao microondas a derreter por 2 minutos, parando a cada 25 segundos para evitar que ferva.
  2. Deixei arrefecer 2 minutos e aos poucos (inicialmente 1 colher de cada vez), fui adicionado o iogurte e mexendo. 
  3. Está pronta. Como podem ver pelas fotos abaixo, ela é cremosa mas consistente, não escorre da colher, apesar de quando arrefecer completamente ainda ir ganhar mais consistência.
  4. Pode ser consumida de imediato ou reservada no frigorifico.
Como disse em cima na introdução, eu gosto da mousse assim, com um ligeiro sabor amargo, não muito doce. Se não gostarem, basta juntar uma colher de sopa de mel ou qualquer adoçante do vosso gosto, desde que não seja um açúcar granulado que não irá dissolver-se convenientemente e irão sentir os seus grãos.



Irresistível!




4 Comentários

  1. Respostas
    1. Ahaha, pois a mim ressuscita-me! Nem imagina o prazer que tenho quando como esta mousse, passa-me logo a "neura". Experimente que vai gostar. Bom dia de São Valentim!

      Eliminar
  2. Gostava de saber como e com o que faz esse coração de chocolate?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com chocolate derretido em cima de papel vegetal. É só deixar o chocolate derretido escorrer pela colher e dar o formato que quiser. Em poucos minutos ele endurece e está pronto.

      Eliminar