Esta foi uma refeição mesmo ao nosso gosto e dá para adivinhar que os homens da casa não estavam! Não é muito equilibrada nutricionalmente, pois eu só como um ovo por refeição e não tem a quantidade de proteína que preciso para um almoço, mas vocês conhecem as minhas sobremesas, que normalmente são muito ricas nos mais diversos nutrientes, onde se inclui a proteína, e compensei a refeição com a sobremesa. Neste dia comi o cheesecake de chocolate no forno, muito rico em proteína, e consegui equilibrar bem as coisas.
Para 2 pratos vão precisar de:
(como disse em cima, eu só como um ovo por refeição, para a marmita da minha filha coloquei 2 ovos apesar de na foto estar 1 e 1/2)
- 2 batatas doce de polpa laranja pequenas cortadas em fatias (não descascar, apenas lavar)
- tempero para as batatas com azeite, sal e manjericão
- 2 mãos cheias de salado ibérica (alface verde e roxa, rúcula e espinafres baby)
- 8 tomate cereja
- 3 a 4 ovos
Para o guacamole:
- 1 abacate pequeno e maduro
- 1/2 cebola picadinha
- 3 pés de salsa picada
- sal
- sumo de meio limão
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Lavei e parti as batatas doce em fatias. Pincelei com azeite e polvilhei sal e manjericão. Embrulhei em folha de alumínio e levei ao forno 20 minutos (espetem com um garfo ao fim de 15 minutos; se não oferecer resistência, está pronta).
Enquanto a batata assou, fiz o guacamole. Pus todos os ingredientes numa tigela e esmaguei bem com um garfo.
Também cozi os ovos que têm de estar á temperatura ambiente. Coloquei água temperada com sal ao lume num tachinho. Quando já está a ferver, introduzi os ovos. Deixei cozer por 6 minutos a contar a partir do momento em que a água volta a ferver. Retirei e passei por água fria.
Passei á montagem da marmita e do prato. Alguns espinafres baby por baixo, depois as alfaces, a batata doce assada, o guacamole em cima da batata e finalmente os ovos.
Decorei com sementes de sésamo e de papoila.
Bom apetite!
0 Comentários