Bolonhesa com repolho




As dietas "low carb" (poucos hidratos de carbono) estão na moda e eu sou uma adepta confesso!
A realidade é que faço pouco exercício físico, passo mesmo muito tempo sentada. São na cozinha e nas tarefas domesticas os meus momentos de mais atividade, com alguma pena minha. Não gosto de nada de correr, muito menos qualquer exercício de esforço, do género de ginásio, mas gosto imenso de nadar, é o meu grande prazer. Água, muita água, mar, piscina e eu estou feliz! Aqui na vila onde vivo até á uma boa piscina publica, mas eu tenho de confessar que não me sinto bem nesses sítios e não teria qualquer prazer em ir lá fazer a minha natação. E é aqui que está o ponto principal, para mim exercício físico tem de ser feito com prazer, tem de nos dar alegria, vontade de ir, uma certa emoção, caso contrário, caso seja uma obrigação, não vale a pena pois não dura mais que 6 meses...
Como eu costumo dizer cá em casa, ainda tenho de ganhar dinheiro para fazer a minha piscina cá em casa e ir todos os dias nadar.
Para pessoas como eu, manter uma dieta baixa em hidratos de carbono é essencial para manter a "linha". Pura e simplesmente não tenho hipótese de consumir mais hidratos de carbono do que aqueles que vêm naturalmente em todos os alimentos, mesmo os mais contidos. Se vou acrescentar alimentos que praticamente só me trazem o que não consumo, ou seja, alimentos ricos em hidratos, irei engordar com certeza. 
Não deixo de fazer arroz, massa, comprar pão, fazer bolos, ...não vivo sozinha e cozinho para todos. Também não fanática por estética, neste momento estou bastante magra, não por obsessão pela magreza, mas pelas escolhas que faço no dia a dia quando meto o que quer que seja á boca.
Esta foi uma refeição aprovadíssima pela minha família. Posso dizer-vos que provavelmente não voltarei a fazer bolonhesa com massa, salvo a de curgete que também é bastante apreciada, tal foi o entusiasmo com o sabor desta bolonhesa.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 750g de carne de vaca picada (magra e limpa de gorduras antes de picar)
  • 1 repolho pequeno
  • 2 cebolas médias picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • sal
  • 1 colher de sobremesa de manjericão seco
  • 1 colher de sobremesa de orégãos secos
  • 1 colher de sobremesa de tomilho seco
  • 4 colheres de sopa de queijo ralado parmesão (opcional)
Acompanhei com milho e abacate
Confeção:
Pus a cebola e o alho a refogar num tacho largo com o azeite. Quando a cebola já estava transparente, acrescentei a carne para saltear. Fui mexendo e soltando a carne. Quando já não havia sinais de carne fresca, juntei o tomate e os temperos, sal, manjericão, orégãos e tomilho. Misturei bem e deixei cozinhar em lume brando por 10 minutos.

Entretanto parti e couve em tiras (corte á Juliana). Adicionei a couve á bolonhesa e misturei bem. Ela vai murchar e se cozinharmos em lume brando quase não precisamos de acrescentar água, pois os próprios alimentos vão libertar. Eu pus em lume médio e juntei meio copo de água para a couve cozer.
Assim que a couve está tenra, são cerca de 10 minutos, juntei o queijo e servi com milho e uma fatia de abacate.









Bom apetite!

0 Comentários