"Parfait" de mousse de chocolate vegan, iogurte grego e creme de morango e chia




O que os meus seguidores não sabem é que eu antes de ter o blogue tinha a mania dos "parfait". Estão a ver as sobremesas que eu faço? (há sobremesa cá me casa todos os dias) Pois bem, antes de ter o blogue eram maioritariamente "parfait", pelo menos durante a semana era assim.
A mania não me passou por completo, continua a ser uma forma de servir sobremesa que eu simplesmente adoro! Desde que seja uma boa combinação de sabores, claro.
Pois este merece destaque aqui no blogue. Este é o "Perfect parfair"!!! Sim, isso mesmo, perceberam bem, é o perfeito "parfait".
A combinação de sabores é perfeita, não é novidade para ninguém que chocolate é amigo de iogurte e irmão dos morangos, mas aqui há mais que uma perfeita combinação de sabores, há uma harmonia de consistências, de quantidades, de doçura e, como não podia deixar de ser, de calorias e ingredientes saudáveis!

Fiz esta magnifica sobremesa no fim do meu almoço, ou melhor, iniciei a sobremesa para que as diferentes partes possam ir ao frigorífico durante algumas horas e terminei á tarde quando cheguei. Aproveitei que tinha feito uma refeição com grão de bico para usar a água do frasco (aquafaba). Podem ver a refeição que eu fiz carregando aqui.

Para 6 copinhos como os meus (cerca de 150 ml) vão precisar de:
Mousse:
  • 100g de chocolate preto (podem usar o que preferirem, embora seja melhor com no mínimo 70% cacau)
  • aquafaba (água de cozer grão) resultante dum frasco de 400g de grão de bico peso total- deve estar no frigorifico á pelo menos 4 horas (ou 200ml de claras de ovo- claras de cerca de 6 ovos)
  • 2 colheres de sopa de mel ou agave ou adoçante liquido que prefiram (apenas necessário se o chocolate for amargo)
Camada de iogurte ou queijo quark:
  • Podem usar o iogurte que quiserem; eu usei iogurte grego natural ligeiro e queijo quark (10 a 12 colheres de sopa adoçado com algumas gotas de stevia; podem adoçar com o que quiserem, será 2 a 3 colheres de sopa de mel ou equivalente)
Camada de morango e chia:
  • 1 caneca de morangos frescos ou congelados (cerca de 100g)
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 e 1/2 colher de sopa de sementes de chia
  • 1 colher de sopa de mel ou equivalente (dependente da doçura dos morangos)
Confeção:
Usei morangos semicongelados, ou seja, estavam congelados. Retirei do congelador logo que comecei a fazer a sobremesa e já estavam em descongelação quando os triturei. Comecei então por tirar os morangos arranjados e partidos do congelador.
Pus o chocolate  e derreter em banho maria. Quando já derretido, juntei o mel.
Deixei que arrefecesse um pouco enquanto bati a aquafaba em castelo firme com a batedeira elétrica. Tal como acontece com as claras, para evitar que deslace adiciono uma colher de sopa de açúcar quando estou a terminar de bater. Não serve adoçante nem adoçantes líquidos, só o açúcar é que faz ligação química á proteína das claras ou da aquafaba e a estabiliza.




Aos poucos, cerca de 2 colheres de sopa de cada vez, fui juntando "espuma" ao chocolate e envolvendo cuidadosamente. Repeti a operação umas 6 vezes para que seja um envolvimento lento e a espuma não quebre. Dividi a mousse obtida pelos 6 copinhos e reservei no frigorifico por 4 horas.



Passei ao creme de morango e chia. Coloquei os morangos num copo alto com o sumo de limão e triturei com a varinha mágica até estar cremoso. Adicionei o mel e as sementes de chia, misturei e reservei no frigorifico (mínimo 4 horas).
 



Na hora de montar a sobremesa, bati bem o iogurte (fiz metade com iogurte e metade com queijo quark) com a stevia. Dividi pelos copos. Fiz o mesmo com o creme de morango e chia. Decorei com morango e raspas de chocolate.


 Tão bom...





0 Comentários