Ovos recheados (sem maionese)




A minha filha Camila vai fazer o Crisma. Grande dia cá em casa, já que sou católica praticante. Também significa o fim dum longo percurso de catequese.
A festa é na igreja e em casa, já que o padrinho vai ser o irmão! O J. Pedro também fez todo o percurso de catequese até ao crisma e vai agora ser o padrinho da irmã. A mim cabe-me a tarefa de fazer a festa.

Infelizmente é uma época do ano de muito trabalho, não só para mim, mas principalmente para eles. A Camila está a iniciar os testes do 2º período escolar, o J. Pedro tem um exame na faculdade logo na 2º feira seguinte, não havendo por isso lugar para mais que um jantar familiar. Sim, leram bem, jantar porque ela vai ser crismada na missa de sábado á tarde.

Tenho estado com algumas dificuldades em fazer a ementa. Convidei a família mais próxima, tios e primos. Não são muitos, á volta de 20 pessoas, mas nem todas alinham no tipo de alimentação que faço. Há mesmo quem se recuse a comer. É estranho mas é verdade, há quem pura e simplesmente nem se sirva por achar "incomestível". Tive de tomar uma decisão e resolvi que vou fazer coisas que a Camila gosta particularmente, independentemente dos outros gostarem ou não.
Nas entradas vão estar estes ovos recheados numa espécie de guacamole de ovo. Vou decorar uns com bacon de peru como aqui está, outros só com salsa, outros com cebolinho, outros ainda com pimento verde. O abacate esmagado está a substituir a maionese, mas em vez de fazer uma substituição vulgar de ingredientes, deu um sabor mais intenso que feitos com maionese.
São muito simples de fazer, não precisa de forno, o que é ótimo porque vou fazer peru assado para prato principal.
Hoje foi dia de testar tudo o que vou fazer para a ementa, por isso fiz apenas 3 ovos. Fica a receita para 6 ovos por ser mais fácil de mencionar os ingredientes.
Para 12 ovos recheados (6 ovos inteiros) vão precisar:
  • 6 ovos (de preferência grandes)
  • 1 abacate maduro 
  • sumo de meio limão 
  • 1/4 de colher de café de massa de alho ou alho em pó ou 1 dente de alho esmagado de forma a sair o seu sumo e depois retiram
  • 1 colher de café de tomilho seco (ou pimenta se preferirem)
  • sal
  • salsa picada (uns 4 pés)
Decoração com pedacinhos de bacon, salsa
Confeção:
Pus os ovos a cozer em água fervente temperada com sal durante 8 a 10 minutos. Escorri-os e passei por água fria. Reservei.
Numa tigela esmaguei o abacate com o sumo de limão, a massa de alho, o tomilho, sal e a salsa.
Descasquei os ovos, parti ao meio e retirei a gema cozida para a mistura de abacate. Esmaguei e misturei. Provei para retificar os temperos. Eu precisei de mais um pouco de sumo de limão.
Preenchi o lugar da gema com esta mistura, decorei com pedacinhos de bacon e salsa.







Bom apetite!




0 Comentários