"Muffins" de limão (saudáveis; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo)




Mais uma semana em que fiz "muffins" para as lancheiras! Há que aproveitar o que a natureza tão gentilmente nos dá, e eu estou a fazer uso dos meus limões!
Esta é também mais uma receita simples, mesmo muito simples. O que eu fiz foi pegar na base de qualquer muffim, como já disse aqui no blogue várias vezes, é uma massa simples, pouco doce e que não deve ser batida, apenas bem misturados os ingredientes com um garfo, e dei-lhe um sabor relativamente intenso a limão.
Ficaram fantásticos, ótimos para os pequenos almoços ou, tal como a utilidade que habitualmente lhes dou, colocar na lancheira ao lado de qualquer peça de fruta. O meio da manhã está feito por uns dias, apesar de ter rendido apenas 9.
Para 8 a 9 muffins vão precisar de:
(Medida da caneca que usei é de 250 ml; usei formas de silicone, podem usar as que quiserem, incluindo de papel)
  • 1 e 1/2 caneca de farinha de espelta ou aveia
  • 1 colher de sopa generosa de amido de milho ou polvilho doce
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • raspas de 1 limão
  • 1/2 caneca de mel ou agave ou adoçante em pó ou açúcar mascavado ou de coco ou qualquer outro adoçante que prefiram (usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante em pó)
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 120 ml de sumo de limão (usei 1 limão e meio)
  • 125 ml de leite (o que preferirem)

Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela misturei bem os ingredientes secos: farinha, amido de milho, fermento, sal, raspas de limão e adoçante (ou açúcar se usarem estas opções).
Noutra tigela bati os ovos com um garfo. Acrescentei os restantes ingredientes líquidos: azeite, sumo de limão, leite e mel (se usarem a opção de adoçar com liquido, coloquem aqui). Misturei bem com o garfo.

Verti a mistura dos líquidos sobre os secos e envolvi bem.
Verti sobre as forminhas (é uma massa relativamente liquida) e levei ao forno 20 minutos. Como sempre, convém espetarem o palito para verem se está pronto.
Deixei arrefecer dentro do forno com a porta aberta, desformei e estão prontos.


Tão simples, tão bom!





3 Comentários

  1. Muito bom ...aprovado...5 estrelas ! Ficaram fofinhos e leves😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Ainda bem que gostou! Nem de propósito, fiz uma "caixa" destes no fim de semana para fornecer a feira "MecanIST". É uma receita que também me calha sempre bem.
      Obrigada pelo feedback!!!

      Eliminar
  2. Não era sem açúcar?

    ResponderEliminar