Bolo de banana( saudável; sem açúcar refinado, manteiga nem farinha de trigo)




Esta foi uma receita que adaptei, ou melhor, simplifiquei e modifiquei os ingredientes para outros mais saudáveis, que vi na internet há já muito tempo atras. Não sei bem se já teria o meu blogue na altura, mas lembro-me que a passei para o meu caderninho com o intuito de a fazer em alguma festa de aniversario dos meus filhos. Afinal de contas, não há jovem que não goste de bananas.
O tempo foi passando e outras se colocando á frente.

Antes de ontem, quando estava a pensar que bolo ia fazer para a nossas sobremesa, há sempre sobremesa ao jantar cá em casa, lembrei-me que ainda não tinha aqui no blogue um bolo de banana. Sim, um bolo de banana não é um bolo com banana! Um bolo de banana é um bolo que sabe efetivamente a banana, da primeira á ultima dentada, independentemente de ter coberturas ou recheios.
Não me lembrei logo que tinha esta receita escrita, foi mesmo quando estava a procurar a receita dos muffins que publiquei ontem que a encontrei.
Vamos aos pormenores da receita. Eu gosto muito de bolos pesados, húmidos e um pouco enqueijados. Cá em casa também gostam e daí ter feito o meu bolo com esta característica. Se pretenderem um bolo mais leve, só terão de diminuir a quantidade de leite. Na descrição da receita terei uma nota com as quantidades.

Optei por uma cobertura e recheio de queijo creme e queijo quark. Esta é uma das minhas preferidas, não só pelo sabor, mas também pela facilidade e rapidez de execução, não podendo ficar esquecido o facto de ser uma cobertura pouco calórica, ao contrário da grande maioria... Como sabem, muita vezes é mais demorado fazer a finalização dos bolos, ou seja, os recheios e coberturas, do que propriamente o bolo em si. Qualquer cobertura fica bem neste bolo, já que quase tudo fica bem com banana e é a banana que o bolo sabe. Deixo ao vosso critério e imaginação. Se eu tivesse que fazer outra, seria com certeza de chocolate ou caramelo.

Falta mesmo falar do caramelo. Já fiz este caramelo varias vezes e podem ver a receita carregando aqui. Se na ultima receita onde o utilizei foi um sucesso e ficou mesmo muito bom, foi numa tarte de amêndoa que podem ver carregando Tarte de amêndoa (versão saudável feita com caramelo de leite de coco; sem açúcar; sem manteiga; sem farinha de trigo), desta vez superou qualquer espectativa. Não há duvida que foi o melhor caramelo que já fiz e posso dizer que foi o melhor caramelo caseiro que já comi. A sensação que tive é que estava a comer um caramelo espanhol amolecido, sem pôr nem tirar.
Vão precisar de:
(usei uma forma de 22cm de diâmetro, mas a massa é suficiente para uma maior, apenas ficará naturalmente um pouco mais baixo; a caneca que usei é de 250ml de capacidade)
  • 3 canecas de farinha de aveia ou de espelta 
  • 4 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 caneca de açúcar mascavado ou de coco* (não dá para substituir por adoçantes líquidos)

  • 3 bananas grandes (ou 4 pequenas) esmagadas com 2 colheres de sopa de sumo de limão + 1 para a decoração
  • 300ml de leite **
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 3 ovos
  • 120ml de azeite
Para o caramelo de coco:
  • 200ml de leite de coco sólido (deve estar no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
  • 1/4 caneca (60 ml) de mel ou geleia de agave ( é melhor o mel por ter um sabor mais forte)
  • 1 pitada de sal
Para a cobertura e recheio:
  • 1 embalagem de 200g de queijo creme magro
  • 250g de queijo quark
  • 3 colheres de sopa de adoçante em pó (podem usar mel, geleia de agave ou qualquer xarope adoçante que gostem


* Se as vossa bananas não estiverem bem maduras e/ou não forem docinhas, pode ser necessário mais 1/4 de caneca de açúcar mascavado, que podem substituir por adoçante em pó ou liquido. Provém a vossa massa no fim para verem se está a vosso gosto.
**Para quem não leu a introdução, eu gosto de bolos pesados, húmidos e até enqueijados. Por isso mesmo, fiz assim este bolo. Se o quiserem mais leve, com textura mais fofa, basta diminuir a quantidade de leite até ao mínimo de 200ml. Terão também de diminuir a quantidade de vinagre para 1 e 1/2 a 1 colher de sopa. Podem usar o leite que preferirem, seja vegetal ou animal.

Confeção:
Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível.
Liguei o forno a 180ºC.
Comecei por "azedar" o leite (fazer a conhecida por "buttermilk), colocando num copo com o vinagre e mexendo bem. Reservei.
Numa tigela grande misturei os ingredientes secos: farinha, amido, fermento, bicarbonato, sal e no fim o açúcar.

Noutra tigela esmaguei as bananas com o sumo. Se precisarem de fazer mais rápido podem usar a varinha mágica. Acrescentei os ovos á banana e misturei bem. Juntei o azeite e voltei a misturar até ter uma mistura homogénea.



Verti o preparado de banana sobre os secos e envolvi bem. Verifiquem se está bem envolvido pois é o tipo de massa que fica com aglomerados de farinha; se quiserem podem usar um batedor de varas manual. Finalmente acrescentei o leite azedo**.



Verti a massa sobre a forma e levei ao forno por 1 hora (convém espetar o palito aos 50 minutos para ver se já está cozida; se fizerem numa foram mais larga é normal que coza mais rápido).

Assim que meti o bolo ao forno, pus de imediato o caramelo da cobertura (descrição da receita á frente) ao lume e preparei o creme de cobertura e recheio (descrição da receita á frente)  para que enrijeça um pouco até há hora de colocar.
Deixei o bolo arrefecer um pouco ainda dentro do forno com a porta meia aberta. Retirei, deixei terminar de arrefecer, desformei e abri ao meio. Recheei com cerca de 4 colheres de sopa de preparado de cobertura, voltei a colocar a parte de bolo separada e cobri com o restante creme, ao estilo "naked cake".
Espalhei uma banana cortada ás rodelas por cima do bolo e reguei com parte do caramelo.




Para o caramelo de coco:
Num tachinho coloquei os 3 primeiros ingredientes. Misturei e levei ao lume baixo (4 na minha placa de vitrocerâmica) durante cerca de 40 minutos, deixando ferver lentamente, até reduzir para metade da quantidade. Não fica escuro, só depois de frio, mas fica cremoso. O tempo vai depender do tipo de tacho que usamos, do lume, mas está pronto quando estiver cremoso. 



Para o creme da cobertura:

Misturei os ingredientes numa tigelinha e reservei no frigorifico até há hora de utilizar.








Mais uma tentação saudável!





0 Comentários