Bolo de limão e coco (saudável; sem açúcar, farinha de trigo nem manteiga)



Mais um fim de semana que se advinha de muito frio e eu, a pensar no meu chazinho de sábado á tarde com o meu marido e o meu filho (a filhota foi viajar...), fiz uma bolinho para a ocasião. Sim, tomar um chá á tarde sábado á tarde com o meu marido até é normal, já com o meu filho, é raríssimo, ou está em Lisboa ou passa a tarde de sábado com os amigos.
Este foi um bolo não muito doce, a fazer lembrar pão, aquilo que eu considero ideal para acompanhar chá.
Os dois sabores que escolhi, coco e limão, combinam na perfeição, sem que nenhum deles sobressaia sobre o outro. Estão numa harmonia quase perfeita.


Vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 250 ml; a forma que usei é retangular, demasiado comprida mas infelizmente não tenho outra; podem fazer no formato que quiserem que não seja muito grande)
  • 1 caneca de farinha de espelta ou aveia
  • 1/2 caneca de farinha de amêndoa (ou mais espelta ou aveia ou 1/4 de farinha de coco)
  • 1/2 caneca de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho ou polvilho doce
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de raspa de limão 
  • 3 ovos
  • 1/2 caneca de mel ou agave ou qualquer "xarope" adoçante que prefiram ou adoçante em pó ou açúcar mascavado ou açúcar de coco (usei metade de mel e metade de adoçante stevia em pó)
  • 8 colheres de sopa de iogurte grego natural (usei ligeiro) ou a mesma quantidade de puré de maça
  • 4 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
  • sumo de meio limão
Confeção:
Nota previa: como disse em cima, fiz este bolo para acompanhar chá, logo não o fiz muito doce. Provem a vossa massa n fim para verem se querem mais doce.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei a forma untada com papel vegetal.
Numa tigela coloquei todos os ingredientes secos: farinhas, coco, amido de milho, fermento, sal e raspas de limão. Misturei bem.

Noutra tigela coloquei os ovos com o mel e adoçante. Bati com a batedeira em potencia máxima por alguns minutos até dobrar de volume e ficar um creme macio e claro. Acrescentei o iogurte, o azeite e o sumo de limão. Voltei a bater com a batedeira em potencia média.
Verti a mistura dos líquidos sobre a dos secos e envolvi bem.




Verti na forma, polvilhei com coco e levei ao forno por 35 minutos. Como a minha forma é muito comprida, o bolo estava cozido ao fim deste tempo; se a vossa for menor, pode precisar de mais alguns minutos, não devendo ultrapassar os 40 minutos.

Com a ajuda do papel vegetal, desformei e está pronto a comer.




Boas companhias para o chá!





0 Comentários