Bolinho de chocolate na caneca no micro-ondas (saudável; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo)




A minha filha Camila foi viajar (ainda só passaram 4 dias e eu já estou a morrer de saudades...), o J. Pedro foi para um aniversario em Coimbra, e a mamã tirou uma folga dos tachos. Não, não deixamos de comer, que isso seria complicado 😉, nem fui comprar comida fora, que isso mais complicado é para a minha cabeça 😕, apenas fiz aquelas refeições mais leves eu habitualmente se fazem para os "brunchs".
Também não faltou sobremesa, não senhor, que os papás merecem sempre! Fiz bolinho de microondas, no ramequim (ou caneca), 2 minutos de preparação e 1 de confeção!





Esta é uma receita minha, não é a primeira vez que faço, é a segunda e fiz uma pequena alteração. Isto porque na primeira ficou um pouco "esponjoso" demais. Eu até gostei, mas a família achou que não se parecia com nada, nem era bolo nem era mousse. Ajustei e hoje ficou fantástico!!!
Apesar de sermos só dois, fiz na mesma a receita para quatro, não só para poder testar a minha alteração, mas também para ficar com sobremesa pronta para o "brunch" a dois no domingo😉.
Para 4 ramequins ou chávenas, vão precisar de:
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 4 colheres de sopa de mel ou qualquer adoçante da vossa preferência, sólido ou liquido*
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (linhaça moída)**
  • 2 colheres de sopa de farinha de espelta ou aveia
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

*A quantidade de adoçante que costumo pôr nos bolos de caneca sem banana é de 1 colher de sopa. Provem a vossa massa antes de colocar nos ramequins. Eu provei a minha e achei que estava bom, o meu marido achou que não ficava mal um pouco mais doce.
** Como disse em cima, a receita é minha e esta é a 2ª experiência. Na 1ª fiz só com farinha de linhaça (4 colheres de sopa). Ficou bom, mas um pouco esponjoso. Ainda assim, quem quiser experimentar não fica nada a perder. Se não tiverem farinha de linhaça em casa, também não ficará mal só com farinha de aveia ou espelta, embora não tenha experimentado.
Confeção:
Untei bem os ramequins (podem fazer numa vulgar chávena de chá). Usei o spray de cozinha. Podem fazer como habitualmente, manteiga e cacau em pó ou farinha.
Numa tigela bati os ovos com um garfo. Juntei o leite e voltei a bater. Acrescentei os restantes ingredientes e voltei a bater bem com o garfo até ter uma mistura homogénea (é cremosa mas um pouco liquida).





Verti sobre os ramequins e levei ao micro-ondas 1 minuto. Se o vosso micro-ondas for muito potente, diminuam a potencia um pouquinho ou coloquem apenas 50 segundos.
Desformei para os partos de servir de imediato.





Decorei com frutos silvestres congelados e molho de chocolate.
Para o molho de chocolate, podem fazer a quantidade que quiserem. Para cada colher de sopa de cacau em pó coloco 1 de mel e aos pouquinhos adiciono leite ou água ou água do fundo das latas de leite de coco até estar na consistência que quero.




Doces tentações!




0 Comentários