Tarte de amêndoa (versão saudável feita com caramelo de leite de coco; sem manteiga)




Já havia aqui no blogue uma receita de tarte de amêndoa saudável feita com caramelo de tâmaras. Nós cá em casa gostamos, mas a família de fora estranha muito estes sabores. Motivada por este facto e cheia de vontade de ter uma tarte de amêndoa na mesa de natal, experimentei fazer com caramelo de leite de coco e ainda fiz uma ligeira alteração em relação á receita que está publicada aqui no blogue e que podem ver carregando aqui. Em vez de açúcar mascavado e mel, coloquei apenas mel e nem precisei de pôr uma grande quantidade, apenas foi necessário estar um pouco mais de tempo ao lume.
Maravilhosamente espesso, cremoso e espalhável, este caramelo feito exclusivamente de leite de coco e mel, conquistou-me! Perfeito para qualquer receita, seja ela de bolos, biscoitos, ou apenas para decorar.
Vamos ás dicas para o caramelo. Não requer nada de especial nem nenhuma "ciência", apenas alguma sensibilidade para saber quando é a hora de desligar o lume. Ele não vai estar com cor escura, mas já vai ter uma textura cremosa. Depois de frio escurece um pouco.
Se numa segunda utilização não estiver na textura desejada, podem reaquece-lo, seja para o tornar mais cremoso, e aí terão de juntar uma colher de sopa de água, seja para engrossar, deixando ferver mais um pouco.
Deve ser guardado num frasco fechado no frigorífico.


Para a base usei a receita da tarte de amêndoa que já estava no blogue. É uma base simples, saudável e que fica na perfeição nesta tarte.


Vão precisar de:
Base:
  • 100g de farinha de aveia ou flocos triturados até estarem em farinha (fiz com flocos)
  • 2 ovos
  • 1 iogurte natural ou 125 ml de iogurte grego (usei iogurte grego ligeiro)
  • 2 colheres de sopa de mel
Para a cobertura:
  • 1 lata de 400ml de leite de coco sólido ( deve estra no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida esteja separada da liquida)
  • 1/2 caneca (125ml) de mel ou geleia de agave ( é melhor o mel por ter um sabor mais forte)
  • 1 pitada de sal
  • 200g de amêndoa laminada
 Confeção:
Comecei por pôr o caramelo da cobertura ao lume, pois demora algum tempo a chegar ao ponto certo. Num tacho coloquei os 3 primeiros ingredientes (apenas a parte sólida da lata de leite de coco).
 Misturei e levei ao lume baixo/medio durante cerca de 1 hora, deixando ferver lentamente, até reduzir para metade da quantidade. Não fica escuro, só depois de frio, mas fica cremoso. O tempo vai depender do tipo de tacho que usamos, do lume, mas está pronto quando estiver cremoso.


Fui fazer a base. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Forrei uma forma de tarte pequena com papel vegetal (não untei).
Bati os ovos com o batedor de varas manual até terem uma cor clara. Juntei o iogurte, o mel e bati mais um pouco .Adicionei a farinha (flocos triturados) e envolvi bem. Verti para a forma e levei ao forno 15 minutos (espetar o palito para ver se está cozida; não precisa de estar dourada, até porque vai ser coberta e vai voltar para o forno).
Quando o caramelo já estava cremoso, juntei a amêndoa laminada e deixei que cozesse uns 3 minutos.
Verti sobre a base e levei novamente ao lume a dourar, apenas com a resistência de cima do forno ligada.









Simples, saudável e de sabor incrível!



0 Comentários