E foi assim que passamos a tarde de domingo em dia de tempestade anunciada, a fazer bolachinhas. Bom, a minha filha teve a fazer bolachinhas enquanto eu fiz umas rabanadas e organizei a minha cozinha.
Estas são as tradicionais bolachas de natal, mas que eu dei um "toque" mais saudável e até diferente, substituindo o cacau por alfarroba. Nós gostamos bastante. A Camila levou hoje para o Colégio e parece que também já estão aprovadas pelos colegas...
Na receita vão ver que não tenho uma quantidade certa para o leite. Desde que tenho o blogue que me habituei a ter ser um papel e uma caneca ao meu lado para apontar tudo que coloco nas minhas receitas. Custou a habituar-me mas agora já é rotina. No fim duma receita só mesmo eu é que percebo o que lá está, vou colocando sinais de "+" nos ingredientes e no fim contabilizo aquilo tudo. Tudo para que não haja erros e as receitas resultem mesmo quando são executadas por quem está agora a começar as "lides" da cozinha. Talvez o facto de ter filhos jovens que de vez em quando têm de cozinhar, me tenha alertado para alguns pormenores. Ontem a Camila fez isso mesmo e apontou tudo que colocou, no entanto, no fim, foi pondo leite aos poucos até ter uma massa moldável e fê-lo diretamente do pacote, pelo que não mediu. Se ela foi capaz de perceber quando é que a massa estava boa para moldar, qualquer um será capaz. Por isso, vamos á receita!
Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250 ml)
- 1 caneca de flocos de aveia sem glúten (se necessário)*
- 2 colheres de sopa de farelo de trigo ou aveia(opcional)**
- 1/2 caneca de farinha de aveia sem glúten (ou outra que prefiram)
- 1/4 de caneca de açúcar mascavado ou de coco ou adoçante em pó (usei metade de açúcar mascado e metade de adoçante)
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de noz moscada
- 1 colher de café de sal
- 1/4 de caneca de agave ou mel
- 1/4 de caneca de azeite
- bebida vegetal ou leite
**É opcional. O farelo vai fazer as bolachas mais integrais. Apesar de usar flocos e farinha integral, juntar mais farelo é acrescentá-las de fibras e quase nenhumas calorias.
Confeção:
(Como disse em cima, foi a minha filha Camila que fez, pelo que não tenho fotos da execução da massa. Apenas lhe tirei fotos já depois da massa pronta)
- Colocou os flocos de aveia no processador de alimentos e triturou até ter uma farinha. Juntou os restantes ingredientes, á exceção do leite, e voltou a triturar.
- Passou este preparado para uma tigela e foi acrescentando leite, aos poucos e amassando, até ter uma massa perfeitamente moldável e que forma uma bola macia. Lembrem-se que a aveia e o farelo vão absorvendo o liquido, neste caso leite, conforme vão amassando, pelo que, inicialmente pode parecer que a massa está demasiado mole, mas continuem a amassar que ela vai absorver e ficar mais "seca".
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Passou a bola para cima de papel vegetal (não conselho porém muita farinha nas bancadas para moldar a massa pois vão alterar a sua composição), partiu ao meio e estendeu com o rolo da massa. Esta é uma massa muito fácil de moldar, não parte nem agarra ao rolo.
- Com a forminhas fez bolachas que colocou no tabuleiro do forno forrado a papel vegetal.
- Foram ao forno 10 minutos (tempo máximo 12 minutos).
Fotos acima são de esticar a massa com papel vegetal em cima; as debaixo são sem papel. Como vêm, não agarra nada ao rolo.
Tão boas...
0 Comentários