Tarte de morangos, coco e cacau (sem natas, manteiga, açúcar, farinha; vegan)




Foi a sobremesa do dia 25 de abril cá em casa, mas acreditem que a cor foi por mero acaso. Tinha comprado morangos que tinham estado em promoção nos supermercados, congelei metade e resolvi fazer uma tarte com a outra metade. A dieta impõe-se, como sempre na minha vida...mas isso não é sinonimo de não comer sobremesas deliciosas, é sim sinonimo de invenções!
Começando pela base, e para que possam também fazer a vossa própria tarte, pensei em fazer uma baseada nas receitas de barritas. Parece estranho mas não é, quase todas as receitas de bolachas e barritas saudáveis dão para fazer uma base de tarte. Estava com um pouco de pressa e resolvi fazer uma base que tinha feito há pouco tempo para um cheesecream e que pode ser usada em bolachas. Podem ver aqui a receita de bolachas em que me baseei, trocando a aveia por coco apenas para fazer uma "harmonia" de sabores.
Depois passei ao recheio. Era apenas necessário um creme espesso onde "pousar" os morangos. Habitualmente estes cremes são feitos com natas ou leite condensado, mas esses ingredientes são "proibidos" na minha dieta... Optei pelo leite de coco que me deu logo outra possibilidade: com a água que fica no fundo da lata do leite de coco faz-se chocolate liquido para pôr por cima de, por exemplo, gelados. Neste caso iria servir para pôr por cima dos morangos. Para espessar o leite de coco usei o método mais básico, o amido de milho.
A fruta fresca nas sobremesas tem sempre um problema: quando não é consumida de imediato, ou oxida ou "apodrece". Há um método para evitar isso, passar a fruta por gelatina neutra, ou seja, diluir uma folha de gelatina hidratada num pouco de água e passar os pedaços de fruta por ela.
Adoçar isto tudo é o mais fácil: a base são as tâmaras, o recheio é o mel ou açúcar mascavado.
O cacau é porque...adoro chocolate! Não podia fazer uma tarte de morangos sem sabor a chocolate...
Todos os assuntos resolvidos, vamos ao trabalho!
Vão precisar de:
Base:
  • 200g de tâmaras secas sem caroço
  • 100g de passas ou + 100g de tâmaras (fica ligeiramente mais doce se colocarem só tâmaras mas nada que vá alterar a sobremesa)*
  • 160 g de coco ralado*
  • 50g de cacau em pó
*se utilizarem só tâmaras terão de colocar mais coco, entre 180 a 200g para obter a consistência necessária para estender a massa, ou então triturar sem a água de demolhar as tâmaras.
Recheio:
  • 400ml (1 lata) de leite de coco (colocar a lata no frigorifico algumas horas antes de utilizar, se possível durante uma noite, para que a parte espessa fique em cima e o liquido em baixo; algumas marcas, por exemplo a do mini preço, já vem com essa separação feita, ainda assim, eu costumo pôr no frigorifico)
  • 20g de amido de milho (maizena)
  • 3 colheres de sopa rasas de mel ou açúcar mascavado
Cobertura:
  • 200g de morangos (esta foi a quantidade que pus, mas se tiverem mais ponham; eu achei que precisava de mais sabor a morango)
  • 1 folha de gelatina (opcional)
  • liquido que ficou no fundo da lata de coco que usei no recheio
  • a mesma quantidade de cacau em pó - normalmente fica 1/4 de copo de liquido no fundo da lata; coloca-se num copo para ver essa quantidade e depois coloca-se a mesma de cacau em pó.
  • 2 colheres de sopa rasas de mel ou açúcar mascavado

Tirei o caroço ás tâmaras e coloquei-as num copo alto a demolhar com 1/4 de copo de água quente por alguns minutos. Triturei com a varinha mágica, acrescentei as passas e voltei a triturar até ter uma massa homogénea.
Passei para uma tigela, misturei o coco e o cacau.
Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Espalhei a massa pelo fundo e lados da forma.
Levei ao forno a 180ºC por 15 minutos.






Preparei o recheio enquanto a massa esteve a assar. Com cuidado retirei a parte espessa da lata de leite de coco e coloquei num tachinho com a maizena e o mel. Mexi bem para que tudo se dissolvesse e levei ao lume até engrossar, mexendo sempre para não ganhar grumos nem agarrar ao fundo.
Retirei a massa do forno e verti o creme, alisando com a parte de trás duma colher. Deixei arrefecer só enquanto tratei dos morangos.
 Lavei e cortei os pés aos morangos. Pus uma folha de gelatina a hidratar em água por 2 minutos. Escorri e coloquei uns segundos a derreter no microondas com 1/4 de copo de água. Passei os morangos cortados por esta água de gelatina e deixei escorrer antes de pôr sobre o recheio. (Este passo é opcional se a tarte for para comer nas horas seguintes; passar a fruta fresca por gelatina neutra é uma das técnicas utilizadas para evitar que a fruta "apodreça"; os morangos são muito sensíveis e não ficam completamente cobertos pelo creme, por isso eu não hesitei em "protege-los"; se for para consumir rapidamente não é necessário.)


Passei à cobertura de chocolate. Num tachinho pus a água da lata de coco que tinha reservado com igual quantidade de cacau e o mel (ou açúcar mascavado). Levei ao lume até engrossar. Não convém ficar muito espesso para não ser difícil de espalhar; ele endurece mais assim que arrefece.
Espalhei de imediato por cima dos morangos, antes de começar a arrefecer.
Levei ao frigorifico até à hora de servir.


Simplesmente fantástica!