Salmão no forno em cama curgete




Esta é uma refeição deliciosa, saudável e fit, para fazer muito rapidamente e impressionar até os mais céticos em relação ao sabor do salmão. É que este tempero, o meu preferido para o salmão, não deixa ninguém indiferente...

Este é sem duvida o tempero que mais gosto no salmão e até quem não aprecia este peixe diz que o consegue comer neste formato. Faço imensas vezes e provavelmente até já está em alguma receita aqui no blogue.
O que fiz hoje de diferente e que nós adoramos, motivo para eu vir logo colocar a receita aqui, foi mesmo a forma como o acompanhei. Inicialmente pensei em fazer cubos de curgete, mas depois fiquei com receio dos tempos de assadura não coincidirem, já que o salmão cozinha em menos de 15 minutos no forno e a curgete em cubos pode ter de estar mais um bocadinho. Decidi fazer tiras, que são muito simples e rápidas de fazer com o descascador de cenouras e ainda tive a vantagem de ter feito uma "cama fofinha" para o salmão. A escolha do acompanhamento também estava condicionada ao molho. Já tinha feito com batata doce e sei que fica bem, mas receei que não seja assim com tudo. A curgete, sendo um alimento com pouco sabor, ficou maravilhosa!


Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3 postas de salmão fresco
  • 3 curgetes pequenas (para fazer as tiras dão mais jeito as curgetes pequenas que têm menos sementes e fica mais fácil tirar as tirinhas)
  • tomates cereja (o que quiserem)
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão (opcional)
Para o tempero:
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de mostarda (usei Dijon)
  • 1 colher de sobremesa de molho de soja ou vinagre balsâmico (é opcional; se não puserem têm de colocar sal, eu não pus porque o molho de soja já é salgado, e pimenta)
  • 1 dente de alho grande picadinho
  • sumo de meia lima ou limão
  • salsa q.b. picadinha (cerca de 5 pés)
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Lavei as postas de salmão e pus a escorrer.
Tirei as pontas ás curgetes e com o descascador de cenouras fui tirando fatias finas. Quando já está no fim e se torna mais difícil segurar na nossa mão, coloquei em cima da tabua e terminei o processo. É mesmo muito fácil e rápido. Sequei ligeiramente com o papel de cozinha e coloquei numa assadeira.



Dispus as postas de salmão em cima da curgete.
Numa tigelinha juntei todos os ingredientes do tempero. Mexi bem. Verti sobre o salmão e pela restante assadeira. Distribuí os tomates e espalhei um pouco de parmesão ralado só pela curgete. Decorei com rodelas de lima e levei ao forno até estar dourado.







Bom apetite!

0 Comentários